Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI recebe pesquisadores do México para tratar de convênio
Início do conteúdo da página

UFPI recebe pesquisadores do México para tratar de convênio

Imprimir
Última atualização em Domingo, 24 de Março de 2019, 16h17

DSC 0277 editadaPesquisador Ruben Humberto do ITC, Pró-Reitora Regina Lucia Ferreira Gomes da PRPG/UFPI, Reitor Arimatéia Lopes, Assessora Internacional Beatriz Gama da UFPI e Pesquisador Jaime Martínez Castilho do CICY 

O Reitor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes, recebeu na manhã de segunda-feira (03), os pesquisadores mexicanos Jaime Martínez Castilho, do Centro de Investigação Científica do Yucatán (CICY), e Ruben Humberto Andueza Noh, do Instituto Tecnológico de Conkal (ITC). O objetivo do encontro foi discutir um convênio entre a Instituição e os centros de pesquisa mexicanos. A mediação do encontro foi feita pela Pró-Reitora de Pós-Graduação (PRPG) da UFPI, Profa. Dra. Regina Lucia Ferreira Gomes. A Assessora Internacional da UFPI, Profa. Dra. Beatriz Gama Rodrigues, participou do encontro.

O Reitor da UFPI destacou que a Instituição tem interesse em formalizar o convênio com os centros. O CICY é referência no ensino e pesquisa de tecnologia agrícola e o ITC é reconhecido pelas pesquisas básicas e aplicadas na área da biologia, materiais e disciplinas relacionadas.

A Pró-Reitora Regina Lucia Ferreira esclareceu que já existem parcerias entre grupos de pesquisa da UFPI e os centros de pesquisa mexicanos no estudo do feijão fava. A proposta é ampliar essas parcerias para um convênio e, assim, ampliar o intercâmbio tanto na pesquisa do feijão fava quanto de outras culturas comuns nos dois países, como fruteiras, pimentas e outras.

“Esse convênio é muito importante porque o México é o centro de diversidade dessas culturas, eles têm muita mais variabilidade genética. A instituição do CICY é muito bem equipada, pudemos constatar isso quando estivemos lá em janeiro. Isso é interessante para encaminharmos alunos para fazer parte de dissertações e teses com eles. Os dois centros estão mais avançados do que nós com essa cultura do feijão fava e existe uma hipótese que o Brasil seja o centro de domesticação dessa cultura, e eles lá no México junto com o pessoal da Colômbia estão tentando investigar isso. Então, fazermos parte desse processo, dessa investigação, já que se trata de uma investigação realizada no Brasil, é uma forma de participarmos de tudo isso”, destacou a Dra. Regina Lucia.

Após a reunião, o Reitor encaminhou para a Assessoria Internacional as discussões dos trâmites para a formalização do convênio. A Assessora Beatriz Gama irá se reunir com os pesquisadores para tratar do processo de formalização. 

Fim do conteúdo da página