Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI disponibiliza bolsas de incentivo à pesquisa e produtividade de trabalhos acadêmicos

23.06 Bolsas de incentivos a comunidade acadêmica (129).jpg

Aconteceu na manhã da última sexta-feira (23), a solenidade para formalização da entrega de bolsas de incentivo à publicação acadêmica oferecidas pela Pró-Reitoria de Pesquisa (PROPESQ), Pró-Reitoria de Ensino de Pós-Graduação (PRPG), e assinatura dos termos de compromisso. Estavam presentes o Reitor da Universidade Federal da Piauí (UFPI), Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes; a Vice-Reitora da UFPI, Profa. Dra. Nadir do Nascimento Nogueira; o Pró-Reitor de Pesquisa, Prof. Dr. Pedro Vilarinho; o Pró-Reitor de Pós-Graduação, Prof. Dr. Helder Nunes; e os quatorze professores contemplados pelo Programa.

23.06 Bolsas de incentivos a comunidade acadêmica (143).jpg

Reitor fala da importância do programas de incentivo à pesquisa

O Reitor da UFPI explicou os desafios e o grande estímulo que o pesquisador precisa ter para aprofundar os seus estudos. “Por mais que as formas de contribuição para a educação tenham vários empecilhos, nós da gestão da administração da UFPI, sempre estamos buscando formas de comprometimento com os progressos educacionais e de fomento à pesquisa. Este ano estamos tentando buscar manter os orçamentos para esse nosso progresso, e estamos investido mais de meio milhão de reias para pesquisadores da Instituição”, afirmou.

23.06 Bolsas de incentivos a comunidade acadêmica (122).jpg

Pró-Reitor de Pesquisa explica o quanto o surgimento de novos programas é essencial para o crescimento da pesquisa na Instituição

O Pró-Reitor de Pesquisa, Prof. Dr. Pedro Vilarinho, disse que a forma mais plena de se expressar novos olhares e estudos de ensino, é a pratica de criação de novos programas. “As portas de entrada para novos bolsistas são muito estreitas, porém sabemos como esses editais funcionam quando incentivamos os professsores da casa a produzirem mais pesquisas, e a concorrerem aos editais de pesquisa. Como teremos um programa novo, estaremos fechando os últimos editais de publicação para que os novos pesquisadores possam se manifestar para essa nova forma de fazer pesquisa”, explicou.

23.06 Bolsas de incentivos a comunidade acadêmica (131).jpg

Pró-Reitor de Pós-Graduação avalia positivamente as mudanças ocorridas na pós-graduação nos últimos anos

O Pró-Reitor de Pós-Graduação, Prof. Dr. Helder Nunes, disse que a educação e os programas de incentivo à pesquisa deram um grande salto para novas possibilidades de crescimento na pesquisa. “Procuramos atender aos programas, às chamadas do Pibic, mesmo com nossas limitações, mas a Universidade deu um salto muito grande nesses dez anos da pós-graduação. Esse crescimento foi muito rápido, deu até um certo nivel de surpresa para a administração desenvolver suas atividades, e é compreendida a necessidade do setor ter mais funcionarios, para poder atender melhor os programas”, finalizou.

Confira as fotos dos contemplados:

23.06 Bolsas de incentivos a comunidade acadêmica (158).jpg

23.06 Bolsas de incentivos a comunidade acadêmica (167).jpg