Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Picos: discente do curso de Ciências Biológicas foi premiada em 1º lugar em Simpósio Latino-Americano

unnamed site.jpg

Manuella Feitosa Leal premiada durante o evento

A discente Manuella Feitosa Leal do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Campus Senador Helvídio Nunes de Barros (CSHNB), em Picos, recebeu o 1º lugar do Prêmio Dr. Wladmir  Lobato Paraense com o trabalho intitulado "Levantamento epidemiológico e caracterização de vetores transmissores de esquistossomose mansoni para identificação de áreas de risco no semiárido piauiense”, na área de Malacologia Médica na categoria pôster/graduação no XXV Encontro Brasileiro de Malacologia (XXV EBRAM) e III Simpósio Latino-Americano de Jovens Taxonomistas.

O evento foi realizado na Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), na cidade de Mossoró, Rio Grande do Norte, no período de 19 a 23 de junho de 2017. Nesse evento bianual, promovido pela Sociedade Brasileira de Malacologia (SBMa) foram discutidos temas de âmbitos gerais envolvendo os moluscos, como a conservação de espécies ameaçadas, estado da arte do extrativismo e cultivo de animais comestíveis, bioinvasão, taxonomia, aspectos biológicos, moluscos de interesse médico entre outros aspectos. Além do trabalho premiado, o trabalho intitulado "Moluscos límnicos do leito do rio Guaribas, município de Picos - Piauí, com ênfase ao gênero Biomphalaria Preston, 1910 vetor transmissor da esquistossomose mansoni” também foi apresentado, no mesmo evento, pelo aluno do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do CSHNB/UFPI, João Lucas Pereira Lima.

unnamed (2) site.jpg

João Lucas Pereira Lima apresentou o trabalho intitulado "Moluscos límnicos do leito do rio Guaribas, município de Picos - Piauí, com ênfase ao gênero Biomphalaria Preston, 1910 vetor transmissor da esquistossomose mansoni”

Os alunos fazem parte do Grupo de Pesquisa em Parasitologia, Ecologia e Doenças Negligenciadas do CSHNB/UFPI/IFPI que desenvolve pesquisas nas áreas de Parasitologia, Ecologia, Citogenética, Monitoramento de Vetores de Doenças Negligenciadas, Toxicologia Aplicada ao Controle Vetorial e Ensino de Ciências. Tem como principal objetivo exercer papel permanente como referência acadêmica em termos de formação de alunos e pesquisa aplicada no Estado do Piauí.

O grupo é coordenado pela Profa. Dra. Ana Carolina Landim Pacheco (Biotecnologia/Parasitologia/UFPI) e tem com equipe técnica os professores Me. Alexandre Leite dos Santos Silva (Educação/UFPI), Dr. Edson Lourenço da Silva (Citogenética/Ecologia/IFPI), Profa. Dra. Márcia Maria Mendes Marques Duque (Biotecnologia/Toxicologia/UFPI), Profa. Me. Nilda Maciel Neiva Gonçalves (Educação/UFPI), Profa. Dra. Tamaris Gimenez Pinheiro (Ecologia/Zoologia/UFPI) e Profa. Suzana Gomes Lopes (Parasitologia/UFPI).

Esse prêmio é o mais importante aqui no Brasil na área de malacologia médica. A medalha Wladimir Lobato Paraense é dada aos pesquisadores por realizarem estudos com planorbídeos e esquistossomose, e só é concedida a cada dois anos em encontros brasileiros de malacologia.