Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI realizou seminário de avaliação de cursos

UFPI realizou seminário de avaliação de cursos

22.06 Seminario de Avaliação de Cursos 65

Aconteceu na manhã desta quinta-feira (22), o "Seminário de Avaliação de Cursos: análise dos indicadores para planejamento da qualidade do ensino de graduação da UFPI". O evento foi realizado no Cine Teatro da Universidade Federal do Piauí (UFPI), e teve a participação de coordenadores dos cursos, chefes de departamento e diretores de centro.

O Seminário é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Ensino e Graduação (PREG), e tem o intuito de discutir os indicadores de avaliação para planejamento com vistas na qualidade dos cursos de graduação, com o objetivo de alcançar um nível de qualidade nos cursos de graduação da UFPI por meio do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) feito pelo Ministério da Educação (MEC).

Na ocasião, estiveram presentes o Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes; a Vice-Reitora, Profa. Dra. Nadir Nogueira; a Pró-Reitora da PREG, Profa. Dra. Maria do Socorro Leal Lopes; a Coordenadora do evento, Profa. Dra. Josania Lima Portela Carvalhêdo; a  da Pró-Reitoria de Planejamento da PROPLAN; Profa. Dra. Regina Ferraz Mendes; e a Profa. Dra. Teresa Christina Torres Silva Honório, do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino.

22.06 Seminario de Avaliação de Cursos (31).JPG

Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes

O Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes. falou da importância do evento. “O Seminário de Avaliação de Cursos vai ser muito importante para discutir a situação dos cursos com todos os gestores em geral, para que nós possamos sair desse evento com algumas definições de ações que devem ser implementadas para que os nossos cursos melhorem ainda mais”, destacou.

22.06 Seminario de Avaliação de Cursos (15).JPG

Coordenadora do evento, Profa. Dra. Josania Lima Portela Carvalhêdo

Para a Coordenadora do evento, Profa. Dra. Josania Lima Portela Carvalhêdo, o seminário é um momento importante antes da avaliação do Enade. “A Universidade se estrutura em volta dos cursos de graduação, por isso é importante termos cursos de qualidade, bem avaliados, e dando uma resposta também ao investimento que a sociedade faz na UFPI”, proferiu.

22.06 Seminario de Avaliação de Cursos (23).JPG

Prof. Me. Miguel Arcanjo Costa, Coordenador do Curso de Física do Ensino a Distância (EAD/UFPI)

Segundo o Coordenador do Curso de Física do Ensino a Distância (EAD/UFPI), Prof. Me. Miguel Arcanjo Costa, a participação dos gestores de cursos e centros é crucial durante o evento, para apoiar os graduandos. “Essa reunião é essencial para nós coordenadores de curso, para auxiliar os alunos durante a avaliação feita pelo MEC. E isso é importante para o desempenho do estudante no futuro, pois o exame vai mostrar se o aluno realmente aprendeu sobre sua área durante o período da graduação”, declarou.

22.06 Seminario de Avaliação de Cursos (155).JPG

Presidente da Comissão Própria de Avaliação (CPA), Profa. Dra. Kelly Palombit, durante sua palestra

Durante o evento aconteceu a palestra “A importância dos indicadores da Avaliação Externa e Interna para o planejamento da qualidade do ensino de graduação na UFPI”, ministrada pela Profa. Dra. Regina Ferraz Mendes da PROPLAN e pela Presidente da Comissão Própria de Avaliação (CPA), Profa. Dra. Kelly Palombit.

22.06 Seminario de Avaliação de Cursos (140).JPG

Profa. Dra. Regina Ferraz Mendes, Diretora de Governança da PROPLAN

A Profa. Dra. Regina Ferraz Mendes explicou durante a palestra que “esclareci aos gestores para que eles possam entender como se planeja e o que consiste essa avaliação institucional, porque ela é importante durante o planejamento de pró-execução e desenvolvimento do projeto pedagógico. Também para sensibilizar os gestores e professores para fazer o acompanhamento e a atualização desse projeto”, afirmou.

O Seminário é composto por palestras e mesas-redondas e segue até às 17h30 desta quinta-feira.