Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI, UESPI e Universidade de Greifswald firmam parceria

UFPI, UESPI e Universidade de Greifswald firmam parceria

21.06 Reunião da Vice-Reitora na UESPI (43).JPG

Aconteceu na manhã desta quarta-feira (21), no Salão Nobre da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), a reunião sobre o Programa de Cooperação Técnica e de Pesquisa Científica “Desenvolvimento, avaliação e utilização médica preventiva de banco de dados sobre acidentes de trânsito no Estado do Piauí, Nordeste e Brasil”.

O projeto será realizado pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), em parceria com a UESPI, Universidade Alemã de Greisfwald e a Associação ProBrasil. Estiveram presentes na ocasião, a Vice-Reitora da UFPI, Profa. Dra. Nadir Nogueira, o Reitor da UESPI, Prof. Dr. Nouga Cardoso Batista, o Diretor do Hospital Universitário, Prof. Dr. Prof. Dr. José Miguel Luz Parente, o Presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa (FAPEPI), Prof. Dr. Francisco Guedes, a Assessora Internacional da UFPI, Profa. Dra. Beatriz Gama; representantes da Universidade de Greisfwald e demais autoridades.

21.06 Reunião da Vice-Reitora na UESPI (29).JPG

Vice-Reitora da UFPI, Profa. Dra. Nadir Nogueira

A reunião entre as instituições de ensino teve como objetivo apresentar e discutir as colaborações das universidades ao sistema de saúde. Para a Vice-Reitora, Profa. Dra. Nadir Nogueira, a parceria entre as universidades é de suma importância para toda a comunidade acadêmica. “A UFPI oferece cerca de 21 residências médicas e 17 delas são no Hospital Universitário. Além disso, nós temos os programas de pós-graduação, em nível mestrado e doutorado. Então, vejo uma grande oportunidade dessa parceira para a melhoria da qualificação dos profissionais, e com isso, promover a internacionalização corpo discente e docente”, destaca.

21.06 Reunião da Vice-Reitora na UESPI (12).JPG

Reunião entre os participantes da parceira

O Presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa (FAPEPI), Prof. Dr. Francisco Guedes, destaca as pesquisas existentes na UFPI na área em que o programa de cooperação atuará. “O Departamento de Medicina da UFPI tem um centro de pesquisa na área de doenças negligenciais tropicais e emergentes. Um dos itens das pesquisas do Prof. Dr. Carlos Henrique Nery Costa são as doenças por consequência de acidentes de moto no Piauí”, explica.