Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Inauguração do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF)

Inauguração do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF)

Abertura do NAF 119 Destaque

Aconteceu na tarde dessa terça-feira (20), a inauguração do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) da Universidade Federal do Piauí (UFPI). O Projeto NAF é originado a partir de iniciativa da Receita Federal, já existente em mais de 180 Instituições de Ensino Superior no Brasil, tendo sido exportado também para países da América Latina. Por meio do NAF, os alunos do Curso de Ciências Contábeis terão a oportunidade de prestar atendimento e suporte contábil e fiscal a Pessoas Físicas e Jurídicas.

Na ocasião, o Reitor, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes, afirmou que a instalação do NAF na UFPI faz parte das parcerias que a Universidade tem realizado com demais instituições. “Desde que assumimos nós implementamos um modelo de gestão diferente na Universidade, uma gestão democrática, compartilhada, participativa, derrubando muros e construindo pontes. Trabalhamos no sentido de que a UFPI cumpra os seus papeis, principalmente, trazendo a comunidade para perto, prestando serviços, como é o caso do NAF”, disse.

Abertura do NAF 87

Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes

Segundo o Professor do Curso de Ciências Contábeis, Elias Caddah, a instalação do Núcleo promoverá a prática contábil com vistas ao aprimoramento do conhecimento acadêmico, permitindo aos alunos conhecerem também a importância do exercício da cidadania. "O bom da educação é justamente isso, o ensinar, o aprender, é estarmos sempre trocando experiências. O NAF vai estar aqui de portas abertas servindo à sociedade. Iremos sempre primar pela qualidade, para que o nosso Núcleo se torne referência dentre os NAFs do nosso estado e do país como um todo”, destacou.

Abertura do NAF Elias

Professor do Curso de Ciências Contábeis, Elias Caddah

O Delegado da Receita Federal, Eudimar Ferreira, frisou que a Receita Federal está à disposição para iniciativas dessa natureza, e que esta é uma excelente parceria tendo em vista o alcance e o prestígio da UFPI. “O NAF é uma grande sinergia de esforços, e o nosso propósito é que tenhamos aqui um ponto de apoio para a sociedade, de prestação de serviços e que todos o conheçam e recebam seus serviços, ao mesmo tempo em que os alunos terão a oportunidade de ter uma visão prática dessa parte contábil. Nós da Receita Federal continuaremos apoiando, acompanhando e também cobrando os serviços realizados, pois a principal função do NAF é ser sustentável”.

Abertura do NAF 33 Edward

Delegado da Receita Federal, Eudimar Ferreira

Para a Vice-Diretora do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL), Profa. Dra. Romina Paradizo, essa parceria é de grande importância para todos os envolvidos. “É um orgulho imenso para o CCHL estar aqui prestigiando a inauguração do NAF. Nosso apoio é irrestrito e integral. Essa parceria que é feita entre os órgãos envolvidos nesse projeto é muito positiva para todos, pois proporciona uma descentralização dos serviços. Para a UFPI é muito importante também porque estamos contribuindo para a inserção dos alunos no mercado de trabalho, além da Universidade estar cumprindo o papel de chegar à comunidade”.

Abertura do NAF 54 Romina

O Auditor Fiscal da Receita Federal, José Valter Lopes, falou da satisfação em presenciar a inauguração de um NAF na Universidade. “É um alegria muito grande participar deste momento. Eu me formei nesta Universidade, na área de Educação, no Departamento de Matemática, então eu tenho esse coração de educador, e fico muito feliz quando vejo a Universidade saindo dessa clausura que é o academicismo, e servindo à sociedade, pois acredito que esse é o seu principal papel”.

Abertura do NAF 56 José Auditor

Auditor Fiscal da Receita Federal, José Valter Lopes

A Gerente Nacional do NAF, Ana Paula Sacchi, explicou sobre a parceria da Receita Federal com as universidades. “Nós vimos a importância que a Universidade está dando ao projeto desde o primeiro momento que chegamos ao Campus. O  NAF hoje é a principal iniciativa da Receita Federal para que nós consigamos cumprir o nosso processo da cadeia de valor e interação com a sociedade. Essa parceria com as universidades está nos proporcionando chegar mais perto da universidade para levar conceitos de educação e assistência fiscal”, finalizou.

Abertura do NAF 64 Ana

Gerente Nacional do NAF, Ana Paula Sacchi