Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Repercussão dos governos de Alberto Silva no Piauí é tema de livro lançado neste sábado pela Edufpi
Início do conteúdo da página

Repercussão dos governos de Alberto Silva no Piauí é tema de livro lançado neste sábado pela Edufpi

Imprimir
Última atualização em Domingo, 24 de Março de 2019, 16h17

DSC_0105.JPG

Professora Cristina Fontineles, do Departamento de História da UFPI 

Na programação do Salipi 2017, ocorreu neste sábado (10) o lançamento da obra O Recinto do Elogio e da Crítica: Maneiras de Durar de Alberto Silva na Memória e na História do Piauí, de autoria da Profa. Dra. Cristina Fontineles, do Departamento de História e da Pós-Graduação em História da UFPI. A obra é fruto da tese de doutorado da professora Cristina Fontineles, apresentada à UFPE em 2009. A publicação é uma das 50 lançadas pela Edufpi durante o Salipi 2007.

DSC_0102.JPGProfessora Cristina Fontineles recebe amigos no lançamento da obra

A obra discute a repercussão das duas gestões do governador Alberto Silva no Piauí, a primeira, durante o período ditatorial, de 1971 a 1975, e a segunda, durante o período democrático, de 1987 a 1991. O livro analisa como a figura do governador e seu governo se inscreveram na memória da sociedade piauiense e na história a partir da observação de três eixos: a prioridade em obras públicas; a preferência pela capital como receptora dessas obras públicas; e, por fim, a relação do político com os servidores públicos estaduais.

DSC_0109.JPG

“O título da obra reflete esse caráter contraditório de trajetória política de Alberto Silva, ora percebido como elogio especialmente no primeiro governo, ora percebido com muitas críticas no segundo governo. Proponho tentar romper com essa perspectiva dicotômica de bom ou mau, e tentar entender o que aconteceu no Piauí nessas duas configurações históricas que permitiram que esse gestor se construísse dessa forma”, explica Cristiane Fontineles.

DSC_0119.JPG

Fim do conteúdo da página