Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Espaço ARCO realiza oficina de Taumatrópio no SALIPI

Espaço ARCO realiza oficina de Taumatrópio no SALIPI

taumatrópio

No Salão do Livro Piauiense (SALIPI), o Espaço ARCO recebeu estudantes da rede pública e privada de ensino, além de outros participantes do evento, para integrar a Oficina de Taumatrópio. O SALIPI é uma realização da Fundação Quixote e Universidade Federal do Piauí (UFPI).

WhatsApp Image 2017 06 10 at 15.53.42

Professora Adriana Galvão, coordenadora do Espaço ARCO junto à profa. Neila Rocha

A estudante de Artes Visuais e monitora, Yasmin Guimarães, comenta sobre como surgiu essa ideia. “O ARCO é uma conexão de energia, de arte. É abrir espaço e oportunidades. Nós percebemos que durante o SALIPI vem muitas crianças e pensamos: ‘Por que não as deixar levarem um pedacinho do que é o ARCO, do que é arte pra casa? Permitir que entendam que é algo acessível para elas também. Então, vamos fazer uma oficina de Taumatrópio?’”, explicou.

yasmin

Yasmin Guimarães, estudante de Artes Visuais da UFPI e monitora do Espaço ARCO

WhatsApp Image 2017 06 10 at 15.53.43

A oficina foi ofertada inicialmente para crianças da rede publica, porém abrangeu as de escolas privadas e outros participantes do evento

Segundo Yasmin, o Taumatrópio foi a primeira forma de animação, antecedendo o cinema e a TV. “A imagem de trás completa a imagem da frente. Você pode tanto fazer a ideia de movimento, quando o giramos, como podemos completar as imagens. O efeito é muito bonito.”

WhatsApp Image 2017 06 10 at 15.54.57

A Oficina foi realizada em parceria com o SESC, que disponibilizou uma “bolsa” para os monitores e estudantes de outros cursos componentes do projeto, contribuindo para a compra e impressão do material. “Teve uma mesa para recebermos os jovens estudantes, a maior parte crianças de escola pública, mas decidimos abrir os braços para qualquer interessado descobrir o que é o taumatrópio e esse universo”, conta a monitora.

WhatsApp Image 2017 06 10 at 15.53.39