Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > SALIPI 2017 traz para Teresina o filósofo Luiz Felipe Pondé

SALIPI 2017 traz para Teresina o filósofo Luiz Felipe Pondé

A Universidade Federal do Piauí recebeu nessa sexta-feira (9) o professor Luiz Felipe Pondé como parte das atrações do Salão do Livro do Piauí (SALIPI).

ponde1

Pondé é filósofo formado pela Universidade de São Paulo (USP) e possui pós-doutorado pela Universidade de Tel-Aviv (Israel) e é, atualmente, reconhecido como um dos principais pensadores da intelectualidade brasileira. A palestra "Geração Milênio: Medo, Arrogância e Desapego" provou a importância da figura do autor: entre críticas ao comportamento da atual geração de jovens e análises sobre a conjuntura econômica e política mundial, o Prof. Pondé arrancou risadas e aplausos da plateia que lotava os 250 lugares do Cine Teatro da UFPI.

ponde3

A espera pela palestra do autor de "O Guia Politicamente Incorreto da Filosofia" provocou fila e ansiedade naqueles que queriam ouvi-lo. Mesmo marcada para se iniciar às 19:30, a fila já se formava cerca de uma hora antes — e cheia de jovens, muitos deles ainda pré-vestibulandos. A jovem Milena, estudante de pré-vestibular, afirmou que “a postura dele e as coisas que ele defende não são muito comuns em filósofos brasileiros”.

ponde2

O que se viu no palco do Cine Teatro foi singular. Enquanto atacava aquilo que ele considera como a arrogância e a inépcia da juventude atual, o autor tecia críticas aos atuais líderes nacionais e mundiais: o atual presidente francês Emmanuel Macron foi chamado de “nada”, Hillary Clinton foi classificada como uma “péssima opção” e aplausos e risadas surgiram quando Donald Trump foi classificado como “besta-fera”.

WhatsApp Image 2017 06 10 at 10.19.21

Após a palestra, seguiu-se uma longa sessão de perguntas e respostas que durou cerca de uma hora. Questões sobre liberdade estudantil, ideologias políticas, mercado editorial, leis trabalhistas e políticas econômicas foram respondidas por Luiz Felipe Pondé com grande propriedade.