Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Lançamento do livro “Economia Política do Jornalismo” durante o SALIPI 2017

Lançamento do livro “Economia Política do Jornalismo” durante o SALIPI 2017

IMG_0061.jpg

Na noite desta sexta-feira (09) aconteceu o lançamento do livro “Economia Política do Jornalismo - tendências, perspectivas e desenvolvimento regional”. A obra tem como organizadores a Profª. Drª. Jacqueline Lima Dourado, a pesquisadora Drª. Denise Maria Moura da Silva Lopes e o Me. Renan da Silva Marques. O evento foi realizado na Universidade Federal do Piauí (UFPI), durante a 15ª edição do Salão do Livro do Piauí (SALIPI).

Na ocasião, estiveram presentes o Magnífico Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes, a Vice-Reitora, Profª. Drª. Nadir do Nascimento Nogueira, o Diretor da Editora da UFPI (EDUFPI), Prof. Dr. Ricardo Alaggio Ribeiro, o presidente da Fundação Quixote e um dos idealizadores do SALIPI, Prof. Kássio Gomes, os organizadores do livro, Profª. Jacqueline Dourado, Me. Renan Marques, os pais da Drª. Denise Moura, representando-a no evento, membros do Grupo COMUM (Grupo de Pesquisa em Comunicação, Economia Política e Diversidade), convidados e presentes no Salão, que acompanharam o lançamento.

18922177_751152375054634_7140083803261523591_n.jpg

Segundo o Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimateia Dantas Lopes, a Universidade está contribuindo na formação de escritores no Piauí. “A EDUFPI está dando a oportunidade para os novos autores piauienses, que antes não tinham espaço para publicar suas obras. Assim, a UFPI cumpre o seu papel como centro de geração de conhecimento, cultura e literatura”, concluiu.

A Profª.Drª. Jacqueline Lima Dourado falou um pouco sobre a obra: “Nesse livro buscamos estudar os conglomerados midiáticos, as pequenas empresas de mídia ou aquelas que estão trabalhando para se tornarem rede. Na obra fazemos uma analise a partir da Economia Política na Comunicação e no Jornalismo, as relações de poder na área da comunicação, bem como o processo de produção, distribuição e consumo desses meios comunicativos”, proferiu.

O Me. Renan da Silva Marques destacou a importância da publicação para a área de estudo: “O jornalismo, enquanto objeto de pesquisa sob o olhar da Economia Política, pode ser visto sob um viés crítico, para além do meio formador de opinião publica, e do observável pelo espectador. Aqui, procuramos entender as relações de poder, mediadas pelo jornalismo e pela comunicação - em modo mais amplo - e, com isso, analisamos como se configuram as relações entre mercado, governo, grupos de mídia e a sociedade, nas escalas local, regional, nacional e global”, explicou.