Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI receberá Oficina de Fotografia "Sentirgrafia"

UFPI receberá Oficina de Fotografia "Sentirgrafia"

sentir

De 24 a 28 de julho, das 14 às 18 horas, será realizado no Espaço Integrado II do Centro de Ciências da Natureza (CCNII), da Universidade Federal do Piauí (UFPI), a oficina de fotografia para pessoas com deficiência visual (cegueira ou baixa visão). A oficina faz para o projeto  “Sentirgrafia”, que une duas empreitadas com a mesma essência: explorar artifícios da fotografia para além da visão e um trabalho audiovisual sobre o processo criativo e as obras de fotógrafos cegos.

A oficina será realizada no Piauí, pois aqui é o estado que abriga a maior taxa per capita de deficiência visual do país: mais de 22% da população praticamente não enxerga.

O evento é gratuito e direcionado para participantes com deficiência visual (cegueira ou baixa visão) e acompanhantes videntes, sem restrição de idade. Não é necessária qualquer experiência prévia com fotografia ou qualquer outra área do conhecimento, apenas boa vontade e curiosidade.

A ideia é compartilhar técnicas de fotografia adaptadas a cegos, em lugares onde o acesso a iniciativas artísticas que incluam pessoas com alguma deficiência seja ainda mais difícil do que em grandes centros urbanos. Espaços que permitam explorar no limite o estranhamento causado por um processo muito atrelado à visão, mas passível de estimular tantas outras percepções.

As fotos produzidas durante as oficinas serão mostradas para videntes (pessoas que enxergam), que irão analisá-las livremente sem, no entanto, saberem que o material foi produzido por pessoas com deficiência visual. Os comentários serão registrados em áudio e servirão como voz “off”/narração dos vídeos", que mostrarão apenas o processo criativo de cada participante durante a oficina. As fotos em si não serão mostradas. A intenção é que o espectador fique “às cegas”, forçado a lidar com as palavras de quem narra para imaginar o que foi retratado, tal qual o próprio fotógrafo.

A coordenação da oficina explica que não é preciso possuir máquina fotográfica, pois todos os equipamentos necessários para a oficina serão disponibilizados. Para melhor aproveitamento da oficina, sugerimos que cada participante esteja acompanhado por um vidente. A oficina inclui uma saída fotográfica, para realização de exercícios práticos, em local a definir. Os custos com transporte e alimentação são de responsabilidade dos participantes.

O projeto é idealizado pela jornalista Manoela Meyer, que atualmente realiza uma pesquisa sobre as relações entre cegueira e audiovisual, que deu origem ao documentário “Escute…” – selecionado pelo edital Curtas Universitários 2014, do Canal Futura e Globo Universidade – e ao projeto “Sentirgrafia” – selecionado pelo Edital Rumos 2015, do Instituto Itaú Cultural.

Mais informações por meio do e-mail:  ou acesse o site do projeto.

As inscrições poderão ser realizadas através do link.