Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Encerram nesta terça (20) as inscrições para o II Festival Luso-brasileiro

Encerram nesta terça (20) as inscrições para o II Festival Luso-brasileiro

WhatsApp Image 2017 06 09 at 14.31.17

A 2ª edição do Festival Luso-brasileiro (FLB), que traz como tema as “Culturas afro-brasileiras e luso-africanas: Literatura, Linguagem e História”, acontecerá no Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL) e no Cine Teatro da Universidade Federal do Piauí (UFPI), entre os dias 21 e 23 de junho. O FLB é o maior evento acadêmico local na área de Literatura, História, Educação e Antropologia, e reunirá pesquisadores de africanidades, afrodescendência, gênero, educação e linguagem.

O evento é promovido pelo Núcleo de Pesquisa sobre Africanidades e Afrodescendência (IFARADÁ) em parceria com os Departamentos de Fundamentos da Educação (DFE-CCE), Letras Estrangeiras (DLE-CCHL) e Vernáculas (DLV-CCHL) e com o apoio do Centro Acadêmico de Letras Torquato Neto (CALTNe-CCHL), da Superintendência de Comunicação Social e do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR).

Objetivo geral do festival nesta edição é promover um trabalho Político-Pedagógico a partir das discussões de temáticas relacionadas à Educação, Literaturas, Linguagens e História para a construção de uma cultura de convivência sem racismo e preconceito, tendo em vista que esses dois fatores sempre resultaram em prejuízos, tanto para o desenvolvimento social, quanto para a justiça e a cidadania em nosso país.

Durante os três dias do festival serão promovidas atividades totalmente abertas ao público. A programação inclui simpósios, apresentações de trabalhos - comunicação oral, além de oficinas, minicursos, palestras, conferências e concurso literário.

No Cine Teatro da Universidade Federal do Piauí serão realizadas as conferências e mesas-redondas. Nas salas do CCHL e HALL do CCHL serão realizadas as atividades relacionadas a atividades práticas e de caráter mais teórico, como oficinas e minicursos. Nos auditórios do CCE e CCHL acontecerão as atividades voltadas para pesquisas acadêmicas, apresentações de trabalhos, além de mesas-redondas, apresentações culturais e concurso literário.

As inscrições para o II Festival luso-brasileiro (FLB) estão abertas até o dia 20 de junho.  As inscrições devem ser feitas na coordenação de Letras Estrangeiras e no Ifaradá. Mais informações no site

Confira a programação:

flb2