Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Piauí passado a limpo: Educação e Sociedade no Piauí Oitocentista

Piauí passado a limpo: Educação e Sociedade no Piauí Oitocentista

FOTO DA MATERIA 4.jpg

Na manhã desta quinta-feira (8), aconteceu a mesa-redonda “Educação e Sociedade no Piauí Oitocentista” ministrada pelo Profº Dr. Marcelo de Sousa Neto; Profº Dr. Alcebíades Costa Filho; e pelo Profº Dr. Francisco Gleison da Costa Monteiro. A atividade foi realizada no Cine Teatro e faz parte da série de palestras, “O Piauí passado a limpo”, que acontece no período de 6 a 9 de junho.

Durante a mesa-redonda, o Prof. Dr. Marcelo de Sousa Neto falou sobre a importância do Ensino escolar no Piauí na década. O assunto abordado nasceu com base na tese de doutorado, e do seu livro, “entre vaqueiros e fidalgos, sociedade, política e adequação no Piauí”.

FOTO DA MATERIA 2.jpg

O professor conta que partiu do pressuposto do seu artigo chamado “Escola pra quê? Escola pra quem?”, sobre o espaço público de escolarização formal no Piauí, e diz que na época a instrução formal não era uma prioridade, no processo de educação. “Em 1730, os padres realizam a escolarização, depois de um tempo não levaram adiante essa iniciativa. Pois a sociedade é extremamente militarizada, ao que se refere á luta contra o gentil bravo, contra os indígenas e contra os negros. E colocavam a educação em segundo plano no inicio do século XVIII”, e conta que o ensino do Piauí , do século XVIII e XIX, sempre ouve falhas. “A literatura sinaliza para um parágrafo bastante pragmático, pois no ensino escolar sobra pouco espaço para a organização educacional. Nessa sociedade, o trabalho principal não exige o saber escolar, mas sim o conhecimento prático para a escolarização do Piauí”, finaliza.

FOTO DA MATERIA 1.jpg

Adriana Gomes, socióloga e participante da mesa redonda, conta que o evento lhe trouxe várias respostas, em relação ás suas duvidas do desenvolvimento da sociedade piauiense. “Um momento muito importante, pois na mesa redonda do Piauí Oitocentista, focaram na educação no seu processo de formalização e como ele começou a se consolidar no Piauí, e fez uma relação importante com a realidade, a pratica do cotidiano daquela população local”, afirmou ela.

"O Piauí passado a limpo" tem o intuito de apresentar ao público um pouco da história do nosso estado, que é desconhecida pelos próprios piauienses. O evento faz parte da programação do 15° Salão do Livro do Piauí (SALIPI), que acontece entre os dias 2 e 11 de junho, no Espaço Rosa dos Ventos, localizado na UFPI.