Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > EDUFPI realiza o lançamento de grandes obras durante o SALIPI

EDUFPI realiza o lançamento de grandes obras durante o SALIPI

Grandes lançamentos marcam a participação da Editora da Universidade Federal do Piauí (EDUFPI) no Salão do Livro do Piauí (SALIPI). Durante os dez dias de evento, 50 títulos serão lançados pela Edufpi, e isso é reflexo do processo de ampliação editorial da Universidade.

stand edufpi

Stand da EDUFPI no SALIPI

O Diretor da EDUFPI, Prof. Dr. Ricardo Alaggio, explica a importância da Editora estar presente em um evento dessa grandiosidade e fala do seu crescimento e dos trabalhos produzidos nela. “O SALIPI é o maior evento literário do Piauí e é uma excelente oportunidade para divulgarmos a produção acadêmica que é feita dentro da UFPI, a fim de incentivar a leitura e promover o desenvolvimento do nosso Estado. A EDUFPI iniciou como uma editora de pequeno porte, e hoje nossa editora é a maior do Piauí, e de porte médio em nível nacional. O que impulsionou o surgimento, produção e crescimento da editora foi a enorme demanda de produção de conhecimento na UFPI, são dezenas de mestrados e quase 10 doutorados. Da mesma forma que cresce a produção acadêmica aumenta a qualidade e expansão da nossa editora”, enfatiza.

O Prof. Dr. Ricardo Alaggio afirma também que o número cada vez maior de publicações reflete a atual fase da Editora, fruto da política da presente gestão. “A melhoria da produção tanto em termos de qualidade como em quantidade, foi possível graças a um trabalho coletivo e apoiado pela Administração Superior e pela Superintendência de Comunicação Social, que tem pensado de maneira estratégica a partir da recuperação e ampliação do parque gráfico, o que possibilitou a EDUFPI estar equiparada às grandes editoras universitárias nacionais”, destaca.

prof ricardo edufpi

Prof. Dr. Ricardo Alaggio fala sobre lançamentos da Editora

A EDUFPI atua como um canal de comunicação entre a Instituição e a sociedade, contribuindo para a difusão do conhecimento, apoiando a disseminação de obras de interesse para a comunidade acadêmica e de relevante valor cultural, histórico e artístico. Assim, a Editora desenvolve o papel institucional de estimular a produção acadêmica e canalizar a produção intelectual da comunidade universitária.

livros lancamentos

Algumas das obras lançadas durante a 15ª edição do SALIPI

Para Denise Maria Moura da Silva Lopes, uma das organizadoras do livro Economia Política do Jornalismo – Tendências, perspectivas e desenvolvimento regional, que será lançado nesta sexta-feira (09), durante o SALIPI, é muito gratificante ter uma obra lançada pela Editora da Universidade e presenciar o crescimento das publicações da EDUFPI. “Isso reflete o trabalho comprometido da atual gestão em ampliar o acesso a fontes de saber. Reflete a derrubada dos muros que cercavam o conhecimento. Isso mostra que o que é produzido na Universidade não se fecha em si, ao contrário, é transformado em instrumento multiplicador. E esse crescimento também é importante para a consolidação da UFPI entre as grandes universidades do país, com produção de qualidade, com variedade, revelando os avanços de cada campo do saber”, explica.

Confira:

Lista de lançamentos da EDUFPI.

Eventos de lançamentos da EDUFPI.