Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Reitor da UFPI participa de Seminário “Nosso Mar” da Marinha do Brasil

Reitor da UFPI participa de Seminário “Nosso Mar” da Marinha do Brasil

WhatsApp Image 2017 06 07 at 10.00.19

Abertura do evento pelo Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Eduardo Bacellar Leal Ferreira

O Reitor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes, participou na manhã desta quarta-feira (07), no Clube Naval de Brasília do Seminário “Nosso Mar – a perspectiva brasileira sobre o Atlântico Sul”. O evento é organizado pela  Marinha do Brasil, por intermédio do seu Centro de Estudos Político-Estratégicos e do Comando do 7º Distrito Naval, em parceria com o Jornal “O Estado de São Paulo”.

WhatsApp Image 2017 06 07 at 10.00.05

Almirante Mota, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes, a  Reitora Cleuza Maria Sobral Dias da FURGS) e Reitor Prof. Paulo Márcio de Faria e Silva da UNIFAL

Com o objetivo de trazer para o debate nacional a necessidade de se sensibilizar a opinião pública sobre a importância do Atlântico Sul para o Brasil, o evento foi aberto pelo Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Eduardo Bacellar Leal Ferreira, seguindo-se uma conferência proferida pelo Ministro de Estado da Fazenda, Henrique Meirelles, sobre a retomada do desenvolvimento econômico brasileiro e a reinserção do Brasil no contexto econômico internacional.

WhatsApp Image 2017 06 07 at 10.00.11

Secretário Executivo da ANDIFES, Gustavo Balduíno,  Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes, a  Reitora Cleuza Maria Sobral Dias da FURGS), Reitor Prof. Paulo Márcio de Faria e Silva da UNIFAL e o Diretor Geral da Mackenzie Brasília, Walter Ribeiro.

O evento seguirá com um painel em que será debatido o tema “A Geopolítica do Atlântico Sul”, constituído pelo Secretário de Assuntos Estratégicos, Hussein Ali Kalout; pelo Professor Dr. Adjunto do Instituto de Relações Internacionais da Universidade de Brasília, Alcides Costa Vaz; pelo Brigadeiro Delano Teixeira Menezes, da Escola Superior de Guerra e pelo Professor Dr. Emérito Eurico de Lima Figueiredo, Presidente do Instituto de Estudos Estratégicos da Universidade Federal Fluminense (UFF).

visitareitor

Ao centro, Comandante Geral da Marinha, Almirante de Esquadra Leal Ferreira; e na ponta, ao lado do Reitor da UFPI, o Reitor da UFES, Reinaldo Centoducatte