Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Reitor e autoridades visitam o Salão do Livro do Piauí

Reitor e autoridades visitam o Salão do Livro do Piauí

Na noite dessa segunda-feira (05), o Salão do Livro do Piauí (SALIPI) recebeu a visita do Reitor da Univeridade Federal do Piauí (UFPI), Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes; da Vice-Reitora da UFPI, Profa. Dra. Nadir Nogueira; do Governador do Estado, Wellington Dias; da Vice-Governadora, Margarete Coelho; da Secretária de Educação do Piauí, Rejane Dias; do Secretário de Cultura do estado, Fábio Novo, e de demais autoridades.

Na ocasião, o Reitor da Universidade, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes, destacou o sucesso da realização de mais uma edição do SALIPI na UFPI. “Esta é a quarta edição na UFPI, e a cada ano o evento tem se superado. Estamos hoje recebendo a visita do governador, da vice-governadora, que estão testemunhando aqui conosco o sucesso que é este Salão. Sem dúvida alguma, a vinda do SALIPI para a Universidade proporcionou um avanço para o evento, fazendo com que se tornasse muito maior do que era antes, tornando-se um dos maiores eventos literários e culturais de todo o Brasil”, afirmou.

REITOR E NADIR FOTO 2

Reitor da Universidade, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes, visita o SALIPI

A Vice-Reitora da UFPI, Profa. Dra. Nadir Nogueira, comemorou o sucesso da parceria da Universidade com as demais instituições organizadoras do evento. “Estamos realizando a quarta edição do evento aqui na UFPI e a Universidade recebeu o SALIPI em um momento difícil. O Reitor aceitou essa parceria que está dando certo, com um resultado extraordinário, com a comunidade piauiense participando. É um sucesso tão grande que hoje já presenciamos o SALIPI em outros municípios do estado, além de Teresina”, disse.

O governador Wellington Dias avaliou como positiva a realização do evento na Universidade. “O Salão do Livro já é uma marca registrada, já é uma presença de sucesso no Piauí, no Nordeste, no Brasil, com repercussão entre os melhores salões do país. Essa parceria com a Universidade Federal, Fundação Quixote, Secretaria de Educação, Secretaria de Cultura, e município de Teresina, traz inúmeros pontos positivos, como a presença de alunos e professores também das redes municipal e estadual de ensino. Este é certamente um evento que já está consolidado, que irá permanecer e será cada vez melhor”, destacou.

W DIAS FOTO 1

Governador do Piauí prestigia o evento

Rejane Dias, Secretária de Educação do Piauí, explicou como a Seduc tem apoiado alunos e professores para que participem do evento. “Nós temos sempre marcado presença no sentido de incentivar e motivar os nossos alunos e professores a participarem do evento. Este ano estamos lançando um livro-cheque no valor de R$ 15, que tem como objetivo principal beneficiar 6.500 alunos da nossa rede estadual de educação, para que eles possam adquirir livros. Todas as gerências regionais de Teresina estão mobilizadas e disponibilizamos também transporte escolar. Além disso, fizemos a inscrição de cerca de 1.500 professores para participarem das mesas temáticas e palestras. E tudo que é absorvido aqui é levado para a sala de aula, e quem ganha no final com certeza é o nosso aluno, que é o motivo maior de estarmos aqui”, frisou.

Para o Secretário de Cultura, Fabio Novo, a ideia de realizar o Salão do Livro dentro de um espaço como a Universidade foi muito acertada. “Nós vivemos momentos de dificuldades econômicas, onde os recursos estão escassos, então o grande desafio da gestão é otimizar esses recursos. Se realizássemos um Salão fora da Universidade teríamos que montar toda uma estrutura de auditórios, de salas, estacionamento, para receber todo esse público. E isso já existe na Universidade. Ao trazermos o Salão para a UFPI envolvemos também funcionários e professores, que motivados, fazem com que o Salão tenha uma perspectiva muito maior de atração de público. Conseguimos realizar um Salão do Livro dentro da Universidade com metade dos custos e mais qualidade. E com os recursos que economizamos investimos mais nos bate-papos, nas palestras, que enriquecem qualquer salão”, finalizou.