Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Escritor Samir Machado de Machado traz o tema História da Literatura Gay ao SALIPI
Início do conteúdo da página

Escritor Samir Machado de Machado traz o tema História da Literatura Gay ao SALIPI

Imprimir
Última atualização em Domingo, 24 de Março de 2019, 16h17

CAPA.jpg

Na noite desta segunda-feira (05), o Salão do Livro do Piauí trouxe em sua programação a palestra “Introdução à História da Literatura Gay: um panorama do homoerotismo na literatura ocidental”, apresentada pelo escritor, roteirista e design gráfico Samir Machado de Machado.  

Com o objetivo de trazer visibilidade e existência da literatura gay como cultura, o escritor traz a ideia de expor o afeto homoerótico como presente ao longo da história ocidental. “Reproduzir discurso da invisibilidade acarreta na não existência, de certa maneira, de um proibir forçado. Porém, não tem como negar os registros históricos da presença homoerótica ao longo do tempo, apenas a ignorância ou a intenção deliberada para esconder o assunto, mas isso não indica que ele não seja abordado. Elucidar e dar visibilidade da atuação da cultura gay na literatura proporciona uma representatividade e identificação para este grupo”, afirmou Samir.

ESCRITOR.jpg

Escritor Samir Machado de Machado palestrante da anoite

Com bastante naturalidade, Samir abordou o tema que é discutido e que causa polêmica há muito tempo. Ele contextualizou a  história ocidental e centrou as discussões em torno do homoerotismo, pois em meio a produção literária de quase cinco mil anos de literatura gay, não há registros de lesbianismo ou transexualidade dentro da história da literatura ocidental, devido ao contexto patriarcal que silenciou as mulheres durante séculos.

Para o palestrante, “a história alterna entre ciclos liberais e conservadores, mas com o advento da internet é possível a troca de ideias e a visibilidade de assuntos e conhecimentos entre pessoas e, devido a isso, não há mais como interromper o fluxo de informações ou esconder a história e seus registros”, finalizou.

 

Momento artístico: 

JESSICABAND.jpg

Cantora Jessica Lima e o musico Jarbas Júnior

Na abertura da palestra aconteceu um momento musical trazido por estudantes da Univerisdade federal do Paiuí (UFPI). Os graduandos  Jéssica Lima do curso de Letras - Português e Francês, Jarbas Júnior do curso de Música, apresentaram um repertório diversificado com músicas internacionais e nacionais, além de músicas autorais para descontração do público.

 

Fim do conteúdo da página