Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI participa da Rede Pense Piauí em Expedição pelo Cânion do Rio Poty

UFPI participa da Rede Pense Piauí em Expedição pelo Cânion do Rio Poty

No último fim de semana, a Rede Pense Piauí iniciou uma expedição pelo Cânion do Rio Poty para tratar da Criação do Parque Estadual Cânion do Rio Poty. A Rede foi criada há cerca de três anos por profissionais de diversas áreas de atuação em prol do crescimento do Piauí.

Participaram da expedição o desembargador federal, Carlos Brandão; o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (SEMAR), Ziza Carvalho; representando o reitor da Universidade Federal do Piauí, o diretor do Centro de Educação Aberta e a Distância (CEAD/UFPI), Prof. Dr. Gildásio Guedes; o cientista social, Benedito Rubens Luna; além de representantes do Ministério Público, poderes legislativo, executivo e judiciário, ambientalistas, pesquisadores, jornalistas, arqueólogos, biólogos, geógrafos, historiadores e professores.

Superintendente regional da Policia Rodoviária Federal, Welendal Tenório, acompanhou o grupo até o Monumento da Batalha do Jenipapo em Campo Maior

Segundo o desembargador federal, Carlos Brandão, a Rede surgiu de um movimento de professores da UFPI, empresários e ex-secretários de planejamento do estado no sentido de reunir os vários fragmentos sociais em defesa do Piauí.

“Se a sociedade estiver unida, ela pode realizar muito. Estamos tendo êxito em vários segmentos, por exemplo, o movimento em defesa da Serra da Capivara e do Projeto Música Para Todos. São várias realizações efetivas de proteção ao que é nosso, de proteção à nossa identidade”, explicou o desembargador.

Equipe da Rede Pense Piauí

Expedição

Na sexta-feira (02), a expedição saiu de Teresina com destino ao município de Pedro II para participar da palestra ministrada pelo Secretário da SEMAR, Ziza Carvalho, sobre a Criação do Parque Estadual Cânion do Rio Poty.

Prefeito de Pedro II, Alvimar Martins; Deputado Wilson Brandão e Ziza Carvalho (SEMAR)

No sábado (03), o grupo seguiu para a Comunidade Conceição dos Marreiros, localizada no município de Buriti dos Montes, onde visitou o sítio arqueológico de gravuras rupestres no leito do Rio Poty.

O coordenador do curso de Ciências da Natureza da UFPI, Rômulo Fontenele, participa do movimento em defesa da Serra da Capivara e destacou a importância do grupo. “A Rede Pense Piauí realiza e defende diversas ações em vários segmentos. Uma delas é a criação do Parque Cânion do Poty. Precisamos valorizar o patrimônio natural, cultural, histórico, arqueológico, econômico e social do nossos estado”, disse.

Professora Conceição Lages (UFPI) fala sobre as gravuras ruprestres na Comunidade Conceição dos Marreiros

O cientista social, Benedito Rubens Luna, ressaltou a necessidade de preservação do local. “O Cânion é uma área que está precisando urgentemente que unidades de conservação sejam criadas para que este potencial não se perca através do turismo predatório, da pesca e da caça criminosa que ocorre aqui constantemente devido a falta de fiscalização. Quem mais sofre com esses crimes ambientais são as comunidades ribeirinhas, pois os peixes e animais estão desaparecendo. Isso está ligado diretamente à nossa qualidade de vida, pois quanto mais degradado o Cânion, pior para as populações que vivem abaixo do Rio”, afirmou Luna.

Cientista social, Benedito Rubens Luna

Para o diretor do CEAD/UFPI, Prof. Dr. Gildásio Guedes, ações como essas são fundamentais para o desenvolvimento do estado. “A Universidade Federal do Piauí tem o papel de contribuir para o desenvolvimento não só das cidades onde existem campus, mas da sociedade como um todo. Por meio dessas ações, temos professores e autoridades envolvidas para que, juntos, possamos fomentar não só o turismo, mas a parte ambiental, social e econômica”, falou o diretor.