Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI realiza abertura do SALIPI no Cine Teatro

UFPI realiza abertura do SALIPI no Cine Teatro

plateia

Abertura do 15° Salão do Livro do Piauí, no Cine Teatro.

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) realizou na última sexta-feira (02), a abertura da 15ª edição do Salão do Livro do Piauí (SALIPI). A solenidade aconteceu às 20h, no Cine Teatro. Nesta edição o evento homenageia artistas como a pintora Anita Malfati e o escritor Odilon Nunes. O Salão contará com uma programação atrativa, diversificada e que comtempla todos os públicos. Participarão também, grandes nomes da literatura local e nacional, bem como Marcelo Rubens Paiva, Sueli Ramalho, Luiz Felipe Pondé, Isabela Freitas e entre outros. E, para fechar com chave-de-ouro, no encerramento terá a apresentação da Banda Biquíni Cavadão, no palco Marcos Peixoto, com o lançamento do disco novo.

mesaabertura

Na solenidade, estiveram presentes o Magnífico Reitor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes, a Vice Reitora da UFPI, Prof.ª Dr.ª Nadir Nogueira, a Vice Reitora da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Prof.ª Dr.ª Bárbara Olímpia Ramos de Melo, o Presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Piauí (FAPEPI), Francisco Guedes, o Diretor do Campus Professora Cinobelina Alves da UFPI, Prof. Dr. Stélio Lima.

reitorsalipi

Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes.

Desde 2014, o maior evento literário e cultural do estado, acontece na Universidade Federal do Piauí. Para o Reitor, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes, a UFPI é local mais adequado para a realização do salão. “Como Reitor da UFPI, me sinto muito feliz em estar abrindo as portas da universidade mais uma vez para o SALIPI, o maior evento literário do Piauí e um dos maiores do Brasil, pois aqui é o local mais adequado. Depois que veio para cá, revigorou-se, cresceu e continua crescendo a cada ano. Sejam muito bem-vindos e vamos fazer desse salão o maior de todos”, destaca.

cassiogomes

Representante da Fundação Quixote, Professor Cássio Gomes.

O Representante da Fundação Quixote, Professor Cássio Gomes, afirma que o Salão do Livro do Piauí é um dos grandes eventos culturais que acontecem no país. “O SALIPI é maior do que todas as bienais de livros que nós encontramos no país. Ele não acontece apenas em Teresina, diversas regiões como Valença, Parnaíba, Picos, José de Freitas, Altos, Pedro II, Campo Maior, Elesbão Veloso, Bom Jesus e Floriano, recebem o salão”, explica.

ouvinte

Servidora da UFPI, Lídia Moura Fé.

A solenidade contou com a participação do público em geral, que veio prestigiar a abertura, além de ouvir uma boa música do Grupo Som do Piauí. A Servidora da UFPI, Lídia Moura Fé, sempre participa do Salão do Livro, e fala das suas expectativas para esta 15° edição. “Em todos os anos, eu gosto de participar desse evento, e estou impressionada como a cada edição está mais organizada e as atrações são cada vez melhores. As minhas expectativas do evento são as melhores possíveis e pretendo vim novamente para trazer meu filho, pois no SALIPI, há uma diversidade de livros e atividades para crianças. Também desejo participar dos bate-papos literários que é a parte que eu mais gosto”, afirma.