Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI realiza 2ª mostra da Feira Agroecológica Cultural “Sementes de Cultura”

UFPI realiza 2ª mostra da Feira Agroecológica Cultural “Sementes de Cultura”

feira1.jpg

Vivenciar cultura e vida saudável. Esse é o objetivo do projeto Sementes de Cultura, uma feira de Base Agroecológica Cultural que ocorrerá ao longo do ano, duas edições por mês, na Universidade Federal  do Piauí (UFPI). Esse é um projeto de extensão que integra a comunidade acadêmica com a sociedade, proporcionando visibilidade de mercado e sociabilidade para os colaboradores e participantes.

Dona Maria.jpg

Dona Aldenora, agricultora e colaboradora da Feira

A Instituição desenvolveu um projeto de extensão que capacita e orienta os agricultores para produzir e manusear produtos orgânicos, além de acompanhar e auxiliar na qualidade dos produtos. A UFPI também dá assistência aos feirantes disponibilizando transporte gratuito para deslocamento dos agricultores e seus produtos sustentáveis até o local da feira. O evento está sendo um espaço proveitoso para os trabalhadores da terra A agricultora de 64 anos, Aldenora Maria, compartilha a sua experiência “para mim e para minhas colegas está sendo muito bom. A UFPI nos deu um curso para trabalhar de maneira orgânica com as hortaliças, depois ela nos fez o convite para estarmos aqui e também nos dar assistência no transporte”, afirma Dona Aldenora.

artista.jpg

Atista e Artesã colaboradora, Flávia Barreto

O Sementes de Cultura é visto como uma vitrine e escola para muitos artistas e artesãos da nossa região, proporcionado maior visibilidade e credibilidade para os feirantes. A artista Flávia Barreto externa sua satisfação. “Trabalho há muitos anos com arte, mas é a primeira vez que vendo meu material em um lugar institucionalizado e com respeito que estamos tendo aqui na  UFPI. A instituição proporciona um lugar gratuito para artesãos que não possuem um estabelecimento. Está sendo um grande aprendizado”, ressaltou Flávia.

Para a professora Maria Elizabete, participante da feira, “a iniciativa da Universidade é excelente, pois integra a Instituição a sociedade. Pra mim é ótimo o espaço de compra como uma ideia de consumir com solidariedade, além de estabelecer uma relação direta com produtor, é muito gostoso conversar com eles. E melhor, comprar produtos de qualidade sem agrotóxicos”, citou.

feiraii.jpg

Produtos orgânicos