Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI realiza 2ª mostra da Feira Agroecológica Cultural “Sementes de Cultura”
Início do conteúdo da página

UFPI realiza 2ª mostra da Feira Agroecológica Cultural “Sementes de Cultura”

Imprimir
Última atualização em Domingo, 24 de Março de 2019, 16h17

feira1.jpg

Vivenciar cultura e vida saudável. Esse é o objetivo do projeto Sementes de Cultura, uma feira de Base Agroecológica Cultural que ocorrerá ao longo do ano, duas edições por mês, na Universidade Federal  do Piauí (UFPI). Esse é um projeto de extensão que integra a comunidade acadêmica com a sociedade, proporcionando visibilidade de mercado e sociabilidade para os colaboradores e participantes.

Dona Maria.jpg

Dona Aldenora, agricultora e colaboradora da Feira

A Instituição desenvolveu um projeto de extensão que capacita e orienta os agricultores para produzir e manusear produtos orgânicos, além de acompanhar e auxiliar na qualidade dos produtos. A UFPI também dá assistência aos feirantes disponibilizando transporte gratuito para deslocamento dos agricultores e seus produtos sustentáveis até o local da feira. O evento está sendo um espaço proveitoso para os trabalhadores da terra A agricultora de 64 anos, Aldenora Maria, compartilha a sua experiência “para mim e para minhas colegas está sendo muito bom. A UFPI nos deu um curso para trabalhar de maneira orgânica com as hortaliças, depois ela nos fez o convite para estarmos aqui e também nos dar assistência no transporte”, afirma Dona Aldenora.

artista.jpg

Atista e Artesã colaboradora, Flávia Barreto

O Sementes de Cultura é visto como uma vitrine e escola para muitos artistas e artesãos da nossa região, proporcionado maior visibilidade e credibilidade para os feirantes. A artista Flávia Barreto externa sua satisfação. “Trabalho há muitos anos com arte, mas é a primeira vez que vendo meu material em um lugar institucionalizado e com respeito que estamos tendo aqui na  UFPI. A instituição proporciona um lugar gratuito para artesãos que não possuem um estabelecimento. Está sendo um grande aprendizado”, ressaltou Flávia.

Para a professora Maria Elizabete, participante da feira, “a iniciativa da Universidade é excelente, pois integra a Instituição a sociedade. Pra mim é ótimo o espaço de compra como uma ideia de consumir com solidariedade, além de estabelecer uma relação direta com produtor, é muito gostoso conversar com eles. E melhor, comprar produtos de qualidade sem agrotóxicos”, citou.

feiraii.jpg

Produtos orgânicos

Fim do conteúdo da página