Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Parnaíba: estudantes do Curso de Fisioterapia recebem alunas colombianas para conversa sobre intercâmbio

Na tarde dessa quarta-feira (31), durante a disciplina Seminário de Introdução ao Curso, os estudantes do 1º período do Curso de Fisioterapia da Universidade Federal do Piauí (UFPI), em Parnaíba, tiveram a oportunidade de participar de um amistoso diálogo com as alunas colombianas que participam do programa de intercâmbio BRACOL, que tem como objetivo proporcionar o intercâmbio de estudantes de instituições de ensino brasileiras e colombianas, além de incrementar a qualidade da formação dos alunos das instituições de ensino participantes.

durante conversa

Durante conversa realizada na disciplina Seminário de Introdução ao Curso

A atividade, organizada pela Profa. Dionis Machado, teve por objetivo incentivar os ingressantes a buscarem a atividade de intercâmbio e possibilitar maior aproximação das alunas estrangeiras ao corpo discente do curso.

Neste contexto, os alunos do 1º período puderam esclarecer dúvidas quanto aos procedimentos necessários e receberam dicas para facilitar a realização deste tipo de mobilidade estudantil. A aluna Érika Gracy, atualmente no 8º período de Fisioterapia, também esteve presente e relatou sua experiência no intercâmbio feito no México. Ela cursou disciplina na área de gestão empresarial e disse ter contribuído consideravelmente para seus conhecimentos em empreendedorismo.

As alunas colombianas Daniela Rodriguez e Yuly Andrea elogiaram a calorosa recepção que tiveram no Brasil e ressaltaram aspectos positivos da UFPI e do curso de Fisioterapia. As estudantes estão em Parnaíba desde fevereiro deste ano e cursam disciplina e estágio do último ano do curso.

Andrea em atividade no Serviço Escola de Fisioterapia

Aluna mexicana Yuly Andrea durante intercâmbio no Curso de Fisioterapia da UFPI

As alunas destacaram, ainda, que o Programa de Monitoria da UFPI é uma oportunidade ímpar tanto para o monitor quanto para os estudantes da disciplina, e elogiaram as instalações do Serviço Escola de Fisioterapia (SEF). Comentaram também sobre as oportunidades de realização de atividades complementares no curso de Fisioterapia da UFPI, que contribuem para o crescimento profissional; e o trabalho realizado na Saúde do Homem e da Mulher pelo SEF.

alunas durante estágio

Alunas colombianas com colegas do Curso de Fisioterapia

“O curso de Fisioterapia atualmente conta com dois estudantes na Colômbia realizando a atividade de intercâmbio. No total, nos últimos quatro anos foram cinco alunos nessa modalidade e pela primeira vez o curso recebe duas estudantes de outro país. Essa conquista tem sido permitida pelo trabalho de excelência desenvolvido pela Assessoria Internacional da UFPI e pelo esforço da gestão em oportunizar vivências diferenciadas as estudantes”, destacou a professora Dionis Machado.

Allana e Marcos Felipe

Allana e Marcos Felipe são os alunos do Curso de Fisioterapia que estão em intercâmbio no México