Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Curso de Fisioterapia da UFPI completa 10 anos

Curso de Fisioterapia da UFPI completa 10 anos

caio

Fisioterapeuta Caio Meneses apresenta palestra sobre aneurisma cerebral.

A Fisioterapia é a ciência que estuda, diagnostica, previne e recupera pacientes com distúrbios cinéticos funcionais, tendo por objetivo preservar, manter, desenvolver ou restaurar (reabilitação) a integridade de órgãos, sistemas ou funções. Em 2007.1, no Campus Ministro Reis Velloso, teve início a primeira turma do curso de Fisioterapia da UFPI e neste mês, no dia 27 de maio o Campus foi sede do I Encontro de Discentes e Egressos do Curso de Fisioterapia, evento que comemorou os dez anos do curso da UFPI. No total foram 13 palestras distribuídas nas diversas áreas da Fisioterapia: cardiorrespiratória, neuro-funcional, Traumato-ortopédica, Saúde da Mulher, Aquática, Hospitalar, uma mesa redonda sobre Empreendedorismo em Fisioterapia e ainda apresentação de trabalhos discentes.

trio

Egressa Bruna Carvalho recebe o certificado de participação na mesa redonda "Empreendedorismo em Fisioterapia".

Entre os palestrantes estiveram presentes egressos do curso que concluíram programas de residência em Universidades Federais e hoje são mestres na área de saúde. Também estiveram presentes fisioterapeutas de Teresina, ex-professores e fisioterapeutas do município de Parnaíba. O evento contribuiu para compartilhar o conhecimento com os alunos de períodos iniciais e para motivar alunos que estão em fase de conclusão, uma vez que os mesmos puderam observar como o mercado de trabalho tem absorvido os egressos do curso. Igualmente oportunizou aos alunos terem a experiência de organizar um evento acadêmico, pois contou com a colaboração de uma comissão organizadora formada por representantes de cada período do curso e por membros do Centro Acadêmico.

Beatriz

Fisioterapeuta Beatriz Machado apresenta palestra sobre os efeitos do método Pilates na dor lombar.

Membros dessa comissão organizadora, os discentes Renato Nogueira e Naiara Brito ressaltaram a satisfação de fazer parte do curso visto que têm a oportunidade de contribuir para a recuperação funcional de pessoas acometidas por sequelas. A aluna Jairla também manifestou o quanto a experiência de organizar o evento contribuiu para sua vida acadêmica. A coordenadora do curso, Prof.ª Dionis Machado, encerrou o evento agradecendo a gestão local e central pelo constante apoio, o qual tem permitido lograr êxito nas atividades desenvolvidas pelo curso.