Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Aula Inaugural do Doutorado em Saúde, Ambiente e Sociedade

Aula Inaugural do Doutorado em Saúde, Ambiente e Sociedade

mesa abertura fiocruz

A Vice-Reitora da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Profa. Dra. Nadir Nogueira, participou, na noite dessa quarta-feira (17), da Aula Inaugural do Doutorado em Saúde, Ambiente e Sociedade, realizado por meio do Escritório Regional da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz Piauí). Com o tema, “A FIOCRUZ NO PIAUÍ: concretizando sonhos” a solenidade contou com a palestra dos professores José Ivo Pedrosa – Gerente do Núcleo de Estudos em Saúde Pública da UFPI e Márcia Chame – pesquisadora da Fiocruz.

A Aula contou com a participação também de Maria Cristina Guillam, Coordenadora Geral da Pós-Graduação da Fundação Oswaldo Cruz; Regis Bernardo Brandim Gomes, Coordenador Geral do Escritório da Fiocruz Piauí; Ferdinand Soares Feitosa, Chefe de Divisão de Gestão do Núcleo Estadual do Ministério da Saúde; Silvana Granado, Coordenadora do Doutorado em Saúde, Ambiente e Sociedade da Fundação Oswaldo Cruz; e Tatiana Vargas, Vice-Diretora de Ensino da  Escola Nacional de Saúde Pública - ENSP.

O curso é oferecido por consórcio entre os Programas de Pós-Graduação em Saúde Pública, Epidemiologia em Saúde Pública e Saúde Pública e Meio Ambiente da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca – ENSP/Fiocruz, o Programa de Pós-Graduação em Medicina Tropical do Instituto Oswaldo Cruz – IOC/Fiocruz e o Programa de Pós-Graduação em Saúde da Criança e da Mulher do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira – IFF/Fiocruz.

A Vice-Reitora da UFPI saudou a todos os novos alunos e destacou a importância da Fiocruz no Piauí, que é um sonho que se concretiza. “Em 21 de agosto de 2013, o Piauí viveu um momento muito importante que foi a Aula Inaugural do Mestrado Profissional em Epidemiologia das Doenças Transmissíveis, com ênfase às relacionadas à pobreza e do Mestrado em Medicina Tropical. E a partir de então, estamos construindo parcerias com os demais Programas. E são os resultados dessas parcerias que permitiram esse consórcio para a criação do Doutorado em Saúde, Ambiente e Sociedade”, destacou.

nadir doutorado fiocruz

Vice-Reitora da UFPI, Profa. Dra. Nadir Nogueira

Ferdinand Soares Feitosa, Chefe de Divisão de Gestão do Núcleo Estadual do Ministério da Saúde, afirmou que o Ministério da Saúde é um parceiro permanente da Fiocruz e que estarão sempre de portas abertas para atender as necessidades da área de saúde do Estado do Piauí e do Brasil como um todo. Sejam bem-vindos, que consigam aproveitar muito essa oportunidade.

ferdinand soares

Chefe de Divisão de Gestão do Núcleo Estadual do Ministério da Saúde, Ferdinand Feitosa

Tatiana Vargas, Vice-Diretora de Ensino da ENSP, deu as boas-vindas a todos os participantes e a todos os envolvidos com a realização do Doutorado. “A expectativa de todos nós é o fortalecimento dessa área tão importante para todo o país que é a Saúde Pública”, destacou.

Confira mais fotos do evento:

aula inaugural

turma doutorado fiocruz