Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Reitor da UFPI participa de cerimônia de abertura do IV Seminário de Internacionalização Universitária

O Magnífico Reitor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes, participou como Presidente do Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB), da mesa de abertura do IV Seminário de Internacionalização Universitária – Workshop de Trabalho PAEC – GCUB 2017 “Formação de Mestres e Doutores como vetor para o desenvolvimento da região das Américas”, que acontece em Brasília, de 17 a 19 de maio.

mesa abertura evento brasilia

Mesa de abertura do IV Seminário de Internacionalização Universitária

Dentre as atividades do evento estão a avaliação e o planejamento de novas edições do Programa de Alianças para a Educação e Capacitação (PAEC), um programa executado pelo GCUB em parceria com a OEA (Organização dos Estados Americanos) e a OPAS (Organização Pan-Americana da Saúde), considerado pela OEA como o programa de intercâmbio de estudantes de Pós-Graduação stricto sensu, mais exitoso das Américas.

Segundo o Reitor da UFPI, “Esse programa envolve universidades brasileiras de todas as regiões, incluindo a UFPI, que recebem estudantes de Pós-Graduação de diversos países da América Latina, contribuindo para o avanço do processo de internacionalização de nossas universidades e para o desenvolvimento da pesquisa e pós-graduação de países de origem destes estudantes”, destacou.

reitor evento brasilia

Reitor durante o evento

O programa também abriu o caminho para o intercâmbio das universidades brasileiras com universidade do hemisfério sul. Antes os programas de intercâmbio focavam a parceria apenas com univeriversidade do hemisfério norte, especialmente Europa e Estados Unidos.

A professora Beatriz Gama, Assessora Internacional da UFPI, também participa do evento.