Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Cursos de Ciências Biológicas e Ciências da Natureza CEAD/UFPI realizaram capacitação para planejamento, execução e apresentação do TCC

1º encontro na turma de Biologia UAB 5 de Gilbués com a Prof.ª Santina Barbosa

1° Encontro na turma de Biologia UAB - 5, em Gilbués, com a Profa. Santina Barbosa

Os cursos de Ciências Biológicas e Ciências da Natureza do Centro de Educação Aberta e a Distância da Universidade Federal do Piauí (CEAD/UFPI), realizam até sábado (20), o curso de capacitação para planejamento, execução e apresentação de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) em quatro Polos de Apoio Presencial da Universidade Aberta do Brasil (UAB) - Gilbués, Canto do Buriti, Simões e Buriti dos Lopes. Com o tema ‘Reforço a Metodologia Científica e Tabulação e Apresentação de Dados Científicos’, o curso é ministrado desde março com o objetivo de capacitar os graduandos que estão começando o TCC I, no qual desenvolvem o planejamento do trabalho juntamente com os orientadores.

1º encontro das turmas de Biologia e de Ciências da Natureza de Canto do Buriti com o Prof. João Marcelo de Castro 1

1° Encontro na turma de Ciências da Natureza, em Canto do Buriti, com o Prof. João Marcelo de Castro

São três encontros consecutivos no horário de 08h às 17h, com intervalos de uma semana. Os participantes realizam oficinas compreendendo cada etapa de um projeto de pesquisa científico, desde o seu planejamento até a sua apresentação para uma banca avaliadora. No primeiro momento são trabalhadas as partes que compõem um trabalho científico, introdução, referencial teórico e bibliográfico, além de abordar temas sobre plágio, as referencias corretas de fontes consultadas e o direcionamento inicial nas ideias para os projetos de TCC de cada aluno.

2º encontro Simões Joe

2º encontro do curso na turma de Biologia UAB-5 de Simões, com o Prof. João da Mata Carvalho Pereira Filho

Por meio de simulações no computador, no segundo encontro os alunos aprendem a tabular os dados levantados, construir gráficos adequados e interpretá-los. Também são ensinados a montar seus slides de forma adequada e como se portar em público durante uma apresentação. No último encontro, os alunos aprendem a construir tabelas e quadros e a importância de saber escrever sem recorrer ao plágio. Neste momento, os gráficos produzidos no segundo encontro são utilizados em uma oficina de construção de resultados e discussão por meio de textos científicos distribuídos aos alunos.

3º encontro Buriti dos Lopes Elildo

3º encontro do curso na turma de Biologia UAB-4 de Buriti dos Lopes, com o Prof. Elildo Idalino Rodrigues

O projeto teve início em 2014 com os alunos da UAB-2. Esta é a terceira vez que é realizado, contemplando agora os alunos das turmas da UAB 4 e 5. Os encontros tiveram participação dos coordenadores de TCC dos dois cursos: Profa. Dra. Ana Paula Correia, Prof. Dr. João Marcelo de Castro e Profa. Me. Santina Barbosa. Segundo os professores, muitos alunos plagiam por nunca terem sido devidamente instruídos a como pesquisar e como escrever seus textos científicos. “Os resultados do curso com turmas anteriores motivam a equipe cada vez mais a dar o melhor de si durante essa importante fase de construção do conhecimento acadêmico. Essa capacitação é uma iniciativa pioneira da equipe, que tem sido aprimorada a cada edição”, ressaltou a Profa. Ana Paula.

Para a coordenadora do Curso de Ciências Biológicas, Profa. Maria da Conceição Prado, além de ser essencial ao bom andamento dos TCCs, o curso proporciona atividade complementar aos graduandos, essenciais e obrigatórias para a conclusão do curso, revelando possíveis coorientações em trabalhos científicos.