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UFPI promove Curso de Formação em Pedagogia da Alternância

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Última atualização em Domingo, 24 de Março de 2019, 16h17

O Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Educação do Campo (NUPECAMPO/UFPI) realizou nos dias 04 e 05 de maio de 2017, o I Módulo do Curso de Formação em Pedagogia da Alternância, no auditório do Centro de Ciências da Educação (CCE) da Universidade Federal do Piauí (UFPI), em parceria com a Associação Regional das Escolas Família Agrícola do Piauí (AEFAPI).

O curso de formação contou com a participação de 60 educadores vinculados às 17 Escolas Famílias Agrícolas(EFAs) do Piauí e 10 estudantes e professores da UFPI. O evento teve como objetivo contribuir no fortalecimento das Escolas Famílias Agrícolas no Piauí, por meio de atividades formativas que favoreçam aos diferentes sujeitos do campo a apropriação crítica dos princípios políticos e pedagógicos da pedagogia da alternância através de um trabalho de pesquisa-ação interdisciplinar, contextualizado e dialógico.

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Nesta primeira etapa do curso, os participantes tiveram a oportunidade de aprofundar a discussão sobre os princípios da educação popular, buscando compreender suas contribuições para o fortalecimento dos projetos educativos desenvolvidos nas EFAs. Além disso, tiveram a oportunidade de aprofundar a discussão sobre os aspectos históricos e conceituais da Pedagogia da Alternância.

A proposta de formação foi organizada em 5 módulos, intercalados com atividades de pesquisa, estudo e rodas de conversas que foram desenvolvidas pelos cursistas em suas instituições de ensino como parte do processo formativo. Os módulos foram desenvolvidos a partir das seguintes temáticas:

Módulo I: Educação Popular e Pedagogia da Alternância;

Módulo II: Aspectos Teórico-Metodológicos da Pedagogia da Alternância;

Módulo III: Educação do campo – elementos históricos, políticos e conceituais;

Módulo IV: A organização do currículo na perspectiva da Pedagogia da Alternância;

Módulo V: Sistematização de experiências em Pedagogia da Alternância.

De acordo com o professor da UFPI e membro da coordenação do curso, Elmo Lima, as atividades formativas foram desenvolvidas com base na metodologia da pesquisa-ação que consistiu num processo de formação-investigação que favorecesse aos participantes uma imersão crítica no contexto sócio-histórico, político e cultural, bem como, uma reflexão crítica sobre sua atuação enquanto educador nas escolas do campo.

Para Elmo Lima, o foco do curso foi instigar os educadores a refletirem sobre o trabalho desenvolvido nas Escolas Famílias Agrícolas, buscando alternativas de aperfeiçoamento dos projetos políticos e pedagógicos implementados nestas instituições, tendo como os pressupostos teórico-metodológico da Pedagogia da Alternância.

Segundo o presidente da AEFAPI, Antônio Carvalho, este projeto de formação contribuiu no fortalecimento das experiências educativas desenvolvidas pelas 17 Escolas Famílias Agrícolas que atuam no Piauí, proporcionando uma formação crítica dos jovens do campo, comprometida com o fortalecimento da organização social e da agricultura familiar.

O projeto de formação contou com a parceria da Fundação Dom Edilberto Dinkelborg (FUNDED), Fundação Padre Antônio Dante Civiero (FUNACI), Fundação Santa Ângela , Associação Escola Família Agrícola dos Cocais e Associação Escola Família Agrícola Serra da Capivara.

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