Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > PARFOR/ UFPI realiza III SIMPARFOR nos polos de Esperantina e Parnaíba

PARFOR/ UFPI realiza III SIMPARFOR nos polos de Esperantina e Parnaíba

2 parnaíba

III Seminário Interdisciplinar do PARFOR no município de Parnaíba

O III Seminário Interdisciplinar do PARFOR/ UFPI (SIMPARFOR) iniciou as atividades pelos municípios de Esperantina (4) e Parnaíba (5), com uma programação semelhante às edições anteriores, com palestras, exposição de pôsteres e sessões de comunicação oral. A iniciativa socializa a experiência do trabalho interdisciplinar desenvolvido nos cursos do PARFOR da Universidade Federal do Piauí no decorrer do período letivo 2016.2, agora com a temática Educação, Meio Ambiente e Cidadania.

Durante os eventos no polo de Esperantina e de Parnaíba, foi realizado o lançamento e a distribuição do livro "Relatos de experiência: leitura e produção de textos", organizado pelos Professores João Benvindo de Moura e Naziozênio Lacerda, ambos do curso de Letras da UFPI.

A obra trata-se de uma publicação editada  por meio da Editora da Universidade Federal do Piauí (EDUFPI) com apoio da Coordenação Geral do PARFOR/UFPI. A publicação também será lançada durante a programação nos campus de Bom Jesus (19/05), Floriano (25/05), Picos (26/05) e Teresina (09/06).  A edição do livro encontra-se disponível para download na página do PARFOR, no link: http://www.leg.ufpi.br/parfor/index/pagina/id/8531.

profnadirparfor

Vice Reitora da UFPI,  Prof.ª Dr.ª Nadir Nogueira.

A Vice-Reitora da Universidade Federal do Piauí, Prof.ª Dr.ª Nadir Nogueira, participou do evento no Campus de Parnaíba, e enfatizou o quanto o PARFOR é uma grande iniciativa que a instituição aderiu em 2010 e que tem como propósito a formação de professores do ensino básico. O SIMPARFOR vem dentro deste projeto maior e traz uma possibilidade de compartilhar experiências, conhecimentos, agregando também a cultura.

Destacou, ainda que, é um momento importante, no qual os participantes conseguem congregar coordenadores, professores e professores-alunos, dentro dessa troca de experiências tanto na forma de pôsteres, quanto na forma de apresentação oral. Também pontuou o lançamento do livro “Relato de Experiências”, com as iniciativas vivenciadas pelo PARFOR. “Gostaria de parabenizar a professora Glória Ferro que coordena com muita competência, junto com seus coordenadores e, com certeza o evento será um grande sucesso pelos outros campi da Universidade Federal do Piauí, por onde o SIMPARFOR passará”, destacou a Vice-Reitora.

A Coordenadora Geral do PARFOR/ UFPI, Prof.ª M.ª, Glória Ferro, enfatizou o quanto a terceira edição do evento comprova que o SIMPARFOR vem se consolidando como espaço de socialização de práticas pedagógicas que favorecem a materialização da aprendizagem pautada na interdisciplinaridade. “É importante destacar que um diferencial desse seminário é o lançamento do livro "Relatos de Experiência: Leitura e Produção de Textos no PARFOR/UFPI", organizado pelos professores João Benvindo de Moura e Naziozênio Lacerda, que é mais uma ação exitosa do Programa. Na ocasião, cada aluno e professor vinculado ao Programa está recebendo um exemplar do livro que é um convite à escrita de novas experiências”, explicou.

esperantina 2

Abertura do SIMPARFOR no polo de Esperantina.

Para a abertura das atividades do evento em Parnaíba, foi apresentada a peça "Transformação Cultural: de Da Vinci a Tico-Tico no Fubá”. A encenação contou com a participação de alunos do Curso de Artes Visuais do PARFOR/UFPI do campus Ministro Reis Velloso, sob a orientação da professora Carla Teresa Pedrosa com apoio do professor Francisco Amorim de Carvalho.