Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > 3ª Semana do HU-UFPI mobiliza comunidade hospitalar

3ª Semana do HU-UFPI mobiliza comunidade hospitalar

maos

Sob o slogan, “HU-UFPI em boas mãos”, foi encerrada nesta sexta-feira (05), a 3ª Semana da Higienização das Mãos do Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (HU-UFPI), evento alusivo ao 05 de maio, Dia Mundial de Higienização das Mãos. O evento teve início na terça-feira (02).

Durante os quatro dias do evento, em vários locais do Hospital, foram feitas inúmeras atividades de sensibilização, buscas ativas de ações exitosas, ações educativas, oficinas práticas, jogos e simulações.

Na cerimônia de encerramento, com apresentação sob o título “Adesão à higienização das mãos: dificuldades e conquistas do HU-UFPI”, o Médico Peron Soares, Chefe do Setor de Vigilância em Saúde e Segurança do Paciente, apresentou dados sobre a questão e falou das metas do Hospital. “Trata-se da medida individual mais simples e menos dispendiosa para prevenir a propagação das infecções relacionadas à assistência à saúde”, disse.

Na sequência, foi feita a premiação dos vencedores do concurso de vídeos sobre a higienização das mãos, além de sorteio de brindes. O vídeo dirigido pela Fisioterapeuta Maria de Castro Dias e Silva, lotada na UTI, conquistou o primeiro lugar.

Compondo a mesa de encerramento, o Chefe da Divisão Médica, Médico José Lira Filho, poetizou: “A parte do corpo mais importante, são as mãos. São elas se juntam para dizer muito prazer. Nos levam a criar sons que harmonizam a vida; fazem-nos percorrer curvas que nos levam a loucura, originando novas vidas. Se fecham no alto, para protestar; se agitam para comemorar. As mãos são nossas, mas foram feitas para serem dadas”, concluiu, sob aplausos de todos que estavam no auditório.

Compuseram ainda a mesa de encerramento, A Gerente Administrativa do HU-UFPI, Rachel de Castro, representando a Superintendência do Hospital. O Gerente de Atenção à Saúde do HU-UFPI, Médico Eulálio Damásio Jr; A Gerente de Ensino e Pesquisa do Hospital, Médica Marta Rosal; A Chefe da Divisão de Enfermagem, Enfermeira Samila Ribeiro; e o Chefe do Setor de Vigilância em Saúde e Segurança do Paciente do HU-UFPI, Médico Peron Soares.