Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Profissionais do HU-UFPI realizam evento alusivo ao dia do Assistente Social

Profissionais do HU-UFPI realizam evento alusivo ao dia do Assistente Social

Publico presente ao encerramento do evento

A Unidade de Atenção Psicossocial do Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (HU-UFPI), através de suas assistentes sociais, realizou, nesta quarta (03) e quinta-feira (04), sob o slogan “Profissional em defesa das liberdades e dos direitos sociais” um evento alusivo ao dia da Assistente Social, comemorado em 15 de maio.

Abertura

A atividade foi aberta com uma palhinha da cantora Laisla Maranhão. Em seguida, os médicos André Sobral, representando a Superintendência do HU-UFPI, e Edwirton Barros, Chefe da Unidade de Atenção Psicossocial do HU-UFPI, compuseram a mesa de abertura, ao lado de profissionais de Serviço Social de várias instituições de saúde que, após a abertura, permaneceram, para uma mesa-redonda. “O trabalho dos profissionais de Serviço Social é fundamental para a atenção à saúde”, lembrou Sobral. “Na Unidade de Atenção Psicossocial, sou testemunha do incansável trabalho dos profissionais de serviço social e de o quanto é necessário”, completou Edwirton.

Mesa-redonda

Após a abertura, ocorreu a mesa-redonda “O Trabalho do Assistente Social na Saúde”, na qual as participantes relataram como se dá o trabalho destes profissionais nas instituições em que trabalham ou que dirigem e/ou fizeram esboços históricos da inserção das assistentes sociais na área de saúde. “Os Profissionais de Serviço Social têm o compromisso ético-político em garantir, legitimar e promover os direitos dos usuários do SUS, utilizando instrumental técnico qualificado que embasa o trabalho, inclusive lutando contra os processos de privatização”, frisou a Assistente Social Lucia Vilarinho, Professora do Departamento de Serviço Social da UFPI.

Para a Assistente Social Maria José Girão, do Centro de Ação Psicossocial das Zona (CAPS) de Teresina, “a ideia de clínica vem sendo reconstruída nas práticas de atenção psicossocial, provocando mudanças nas formas tradicionais de compreensão e de tratamento dos transtornos mentais”, lembrou. Já na Maternidade Dona Evangelina Rosa, “um dos desafios a serem superados pelos profissionais de serviço social é a inadequação física para os atendimentos”, relatou Ellayne Karoline da Silva, ao lado da colega Solange de Carvalho, ambas assistentes sociais lotadas na instituição. “Desconstruir modelos é uma luta constante”, completou Carvalho.

“No Núcleo de Opmes, os profissionais de Serviço Social fazem desde atendimento individual à visitas domiciliares, entre outros instrumentos operativos”, listou Kaline Frasão, se referindo ao órgão que ela compõe, o Núcleo de Órteses, Próteses e Materiais Especiais da Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina. “A saúde é uma dimensão social”, enfatizou Maria Helena Moreira, Assistente Social do Hospital de Urgências de Teresina (HUT). “Nos pautamos no atendimento aos pacientes, aos familiares e na orientação de direitos”, disse Rossana Duarte, Assistente Social do HU-UFPI, referindo-se à forma de atuar na instituição.

Encerramento

O evento foi encerrado com palestra “A Reforma da Previdência e os impactos para a Classe Trabalhadora”, proferida pelo economista Osmar de Alencar Jr, professor do Departamento de Ciências Econômicas e Quantitativas do Campus de Parnaíba da UFPI, que fez um esboço histórico recente da seguridade social no país, apresentando gráficos que, segundo ele, atestam a condição superavitária da Previdência brasileira.

15 de maio

O Dia do Assistente Social surgiu a partir da aprovação da Lei nº 3252/1957, através do Decreto Federal nº 994/1962, de 15 de maio, que regulamentou e oficializou a profissão no Brasil.  A Lei nº 8662/1993, no entanto, aplicou nova regulamentação à profissão.