Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Professora da UFPI realiza pesquisa sobre programa de educação de surdos em universidade dos Estados Unidos

Pela primeira vez, a Flagler College, universidade localizada em Saint Augustine, Flórida, nos Estados Unidos, está hospedando um pesquisador Fulbright, por meio de um programa de bolsas de estudo. A Prof. Dra. Maraisa Lopes, docente lotada na Coordenação do Curso de Letras-Libras, da Universidade Federal do Piauí (UFPI), está realizando sua pesquisa junto aos Programas de Graduação e Mestrado em Educação de Surdos e Deficientes Auditivos, com o objetivo de estudar as diferenças entre as experiências de Ensino Superior brasileiro e americano na área.

O trabalho está sendo desenvolvido sob a supervisão da Profa. Dra. Margaret Finnegan, coordenadora do Mestrado em Educação de Surdos e Deficientes Auditivos, com o objetivo de examinar as experiências de formação de professores, que incluem a estrutura e o impacto das práticas dos alunos, disciplinas, currículo, estágios e políticas estaduais e federais. A colaboração transcultural tem o intuito de compartilhar conhecimentos e melhorar programas de nível superior que preparem professores para trabalhar com alunos surdos e deficientes auditivos.

Segundo a Profa. Margaret Finnegan, a colaboração da Profa. Maraisa Lopes veio para incentivar uma avaliação do trabalho que vem sendo realizado a fim de buscar melhorias. "A professora realiza perguntas e faz observações sobre o nosso programa que me levam a refletir sobre a minha prática e nosso curso. Esse foi um benefício inesperado, incentivando-me a olhar para o nosso programa de Mestrado e pensar nossas disciplinas buscando  melhorá-las", afirma.

A professora da UFPI recebeu um Fulbright "Junior Faculty Member Award", do Programa Fulbright Visiting Scholar, que oferece subsídios para 800 professores e profissionais de todo o mundo para pesquisas avançadas e conferências universitárias nos Estados Unidos.

Lopes Finnegan sm2

Profa. Margaret Finnegan e Profa. Maraisa Lopes na Universidade Flagler College

A Profa. Dra. Maraisa Lopes conta que escolheu Flagler por duas razões: lugar e pessoas. "Estava procurando por uma universidade com uma longa  experiência no campo da educação de surdos. Outras universidades dos Estados Unidos poderiam ter me oferecido isso, mas, ao deparar-me com o nome da Dra. Finnegan, notei que ela é  muito envolvida com a comunidade surda, além de liderar um programa de Mestrado em Educação de Surdos totalmente online. Flagler College, portanto, se tornou  o lugar certo”, explica.

Como parte de seus estudos, a professora está atualmente observando e examinando vários elementos do programa de formação de professores em Educação de Surdos e Deficientes Auditivos. Uma das diferenças que ela já notou é a ênfase na experiência prática, dada pela Flagler, e os benefícios que isso oferece aos alunos. Ao retornar ao Brasil, em junho, desenvolverá parte de sua coleta de dados junto aos seus colegas e estudantes da UFPI e retornará à Flagler, em novembro, para completar sua pesquisa e apresentar seu relatório final.

Além da pesquisa e colaboração, a bolsa Fulbright incentiva o intercâmbio cultural. "Esse tipo de programa é realmente bom, porque além de se desenvolver um projeto, conhecer pessoas de diferentes culturas e lugares  é realmente importante", disse Maraisa Lopes.

A Profa. Margaret Finnegan concorda. "Acredito que os estudiosos Fulbright podem trazer não só seu conhecimento e habilidade, mas também energia, curiosidade intelectual e novas perspectivas culturais. É um benefício muito real para o nosso departamento e para a Faculdade. Somos afortunados por ter a Profa. Dra. Maraisa Lopes. Estou aprendendo com ela todos os dias”, destaca.

O Programa Fulbright Scholar congrega acadêmicos visitantes e é organizado pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos, Bureau of Educational and Cultural Affairs.