Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI sediará I Congresso Nordestino das Ligas Acadêmicas de Medicina e IV COLAC

UFPI sediará I Congresso Nordestino das Ligas Acadêmicas de Medicina e IV COLAC

Divulg. ufpi1

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) sediará entre os dias 11 e 14 de maio no Cine Teatro, auditório do Centro de Tecnologia e nas demais instalações do Centro de Ciências da Saúde (CCS), o I Congresso Nordestino das Ligas Acadêmicas de Medicina / IV Congresso das Ligas Acadêmicas de Medicina da UFPI.

Em sua quarta edição, o Congresso Das Ligas Acadêmicas de Medicina (COLAC) da UFPI é formado por estudantes de medicina, áreas de saúde e afins sob orientação de médicos e demais profissionais da saúde que desenvolvem ações de pesquisa, ensino e extensão voltada para comunidade e formação médico-acadêmica continuada.

DSC 0395

Gemano de Sousa Leão, Allana Karine Lima Ribeiro Davi Pereira Barbosa Jr são os Diretores do IV COLAC

A presidente do IV COLAC Allana Karine Lima Ribeiro, explica a importância do COLAC. “As ligas acadêmicas constituem fundamental pilar na formação médico acadêmica, ultrapassando as salas de aulas, contribuindo com a comunidade no âmbito da extensão, plano científico através da pesquisa e na construção do saber pela promoção de educação continuada. O Colac surgiu para estabelecer bases e reconhecer as atividades desenvolvidas pelos acadêmicos de medicina da Universidade Federal do Piauí.  Em 2017,  ascendemos ao título de nordestino e nos tornamos pioneiros na criação de um evento que valoriza os grupos acadêmicos, desfrutando de prestígio na sociedade médica piauiense. Certamente o I Congresso Nordestino das Ligas Acadêmicas de Medicina fará história", explica.

Organizado pelo Centro Acadêmico de Medicina Zenon Rocha (CAZERO), O IV COLAC trará palestras com profissionais conceituados e conteúdo das mais diversas áreas médicas, através de exposições e palestras que abordem os temas de maneira dinâmica e moderna, instigando o interesse do participante. Serão cerca de 30 médicos ministrando seus conhecimentos, dentre eles: Dra. Lia Cruz (Presidente do Congresso e professora da USP e UFPI), Dr. André Gonçalves (Endocrinologista).

Além de palestras, o evento terá uma programação de cursos práticos variados para proporcionar momentos em que estudantes, profissionais e ligas acadêmicas possam compartilhar conhecimentos e vivências. Os minicursos serão ofertados nas áreas de Anestesia local e entubação; Urgência Neurologica e Neurocirurgicas; Workshop de atualização em trauma e atendimento na emergência; Abordagem do eletrocardiograma na emergência; Acessos Vasculares e Cursos de Sutura e Nó Cirúrgico.

Com intuito de estimular a excelência e o crescimento das ligas acadêmicas, o evento terá um espaço para a apresentação de trabalhos acadêmicos com premiação aos melhores, reiterando o papel das ligas nos campos de ensino, pesquisa e extensão, bem como proporcionando aos alunos meios para crescerem e se fazerem vistos no meio médico-acadêmico.

Mais informações no site