Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > CEAD/UFPI realiza Aula Inaugural: Polos de Itainópolis e Campo Alegre de Lourdes (BA)
Início do conteúdo da página

CEAD/UFPI realiza Aula Inaugural: Polos de Itainópolis e Campo Alegre de Lourdes (BA)

Imprimir
Última atualização em Domingo, 24 de Março de 2019, 16h17

A Universidade Federal do Piauí, por meio do Centro de Educação Aberta e a Distância (CEAD/UFPI) realizou as Aulas Inaugurais do Polo de Apoio Presencial da Universidade Aberta do Brasil nos municípios de Itainópolis e Campo Alegre de Lourdes (BA).

O Polo de Itainópolis é um dos quatro novos polos que, a partir deste ano, passa a ofertar cursos de graduação pela UFPI na modalidade “à distância”. Cerca de 150 alunos serão beneficiados com os cursos de Bacharelado em Administração e as Licenciaturas em Geografia e Letras-Inglês. O município também recebe alunos de regiões vizinhas - Vera Mendes, Patos do Piauí, Pio IX, Picos, Francisco Santos, Aroeiras do Itaim, dentre outras cidades.

 

Itainópolis

Na sexta-feira (28), a solenidade aconteceu no Auditório Maria do Socorro Costa Lima, em Itainópolis, com a presença do diretor do CEAD/UFPI, Prof. Dr. Gildásio Guedes; do prefeito de Itainópolis, Paulo Lopes; da coordenadora do Polo, Teresinha Leal; do secretário de educação do município, Antonio Eusébio; do coordenador de tutoria do curso de Geografia, Cícero Rodrigues; da secretária acadêmica do curso de Letras Inglês, Jéssica Kelly; da tutora a distância do curso de Administração, Keila Marreiros; além de autoridades locais e a comunidade acadêmica.

 
Comunidade acadêmida participou do evento

O prefeito Paulo Lopes deu boas-vindas aos alunos e mostrou-se muito feliz pela oportunidade que a cidade recebeu. “Com o ensino superior sendo ofertado fecha-se o ciclo da educação em nosso município. Muitos alunos tinham que se deslocar para outros lugares e agora o ensino veio até eles. Isso irá melhorar não só o desenvolvimento local, mas também a qualidade de vida das pessoas”, afirmou.

A coordenadora do polo, Teresinha Leal, reforçou a importância do ensino superior e pediu perseverança e dedicação aos estudantes no decorrer de todo o curso.


Coordenadora do Polo, Teresinha Leal

Finalizando a solenidade, o diretor do CEAD/UFPI proferiu a palestra “Sucesso dos Improváveis” na qual conta as motivações e obstáculos na busca do sucesso e a importância dos estudos como mudança de vida. “A UFPI possui cerca de 40 mil alunos, destes, 15 mil são da EaD. Antigamente poderíamos dizer que existia a Universidade de Teresina. Hoje, com a expansão para diversas cidades podemos realmente ser chamados de Universidade Federal do Piauí. Aproveitem esta oportunidade, pois o estudo é a principal forma de mudança social”, ressaltou o diretor.

 
Prefeito de Itainópolis, Paulo Lopes; professor Maycon Sousa; e diretor do CEAD/UFPI, Prof. Dr. Gildásio Guedes

Aulas Presenciais

Durante a tarde, os alunos se reuniram com os professores de cada curso na Unidade Escolar Professora Alaíde Rodrigues, onde funciona o Polo de Apoio Presencial.


Secretária acadêmica do curso de Letras inglês, Jéssica Kelly, se reúne com alunos


Coordenador de tutoria do curso de Geografia, Cícero Rodrigues


Tutora a distância do curso de Administração, Keila Marreiros

Mosianny Martins foi aprovada no curso de Administração e demonstrou-se confiante na EaD. “O curso de Administração era o que eu mais me identificava dentre os ofertados em Itainópolis. No decorrer do curso quero aproveitar o máximo possível, até porque na educação a distância cabe muito ao aluno saber aproveitar a oportunidade e absorver todo o conhecimento”, disse.


Mosianny Martins, aprovada no curso de Administração 

Segundo Jânio Rodrigues, aprovado para o curso de Geografia, a oportunidade é única e dá alegria para qualquer família. “Eu sou de família sem condições financeiras. Um novo horizonte surge para nós a partir desta oportunidade que nos ajuda a sair do anonimato e sermos alguém na vida.  Eu fico grato não só por mim, mas por todos aqueles que também não poderiam continuar os estudos e agora podem”, declarou.


Jânio Rodrigues, aprovado para o curso de Geografia

Campo Alegre de Lourdes

No sábado (29), a solenidade de recepção dos alunos foi realizada no Clube H Eventos, em Campo Alegre de Lourdes, na Bahia. O Polo funciona desde 2014 quando passou a ofertar os cursos de Matemática, Letras-Português, Pedagogia e Filosofa. Este ano, o curso de Licenciatura em Computação também passa a ser ofertado.

 Participaram da Mesa de Honra o diretor do CEAD; o prefeito, Enilson Rodrigues; o vice-prefeito, Agnólio Boson; o coordenador do polo, Deusvaldo Dias; demais autoridades locais, professores e coordenadores dos cursos ofertados no polo e comunidade acadêmica.

 

Durante o evento, alunos aprovados para o curso de Letras-Português fizeram apresentações musicais e declamações de poemas de suas autorias.

 

Bruno Ribeiro e os alunos Rodrigo Lisboa e Lucas Emanuel

 O prefeito Enilson Rodrigues agradeceu a participação de toda a comunidade e o apoio da UFPI. “Eram imensas nossas dificuldades enquanto filhos de cidades pequenas e de famílias de baixa renda para conseguir pagar uma faculdade ou mesmo adentrar em uma universidade pública. Agradeço imensamente o apoio da UFPI e do professor Gildásio que sempre estiveram de portas aberta para nos receber”, ressaltou.

 
Prefeito de Campo Alegre de Lourdes, Enilson Rodrigues

Para o coordenador do polo, Deusvaldo Dias, o ensino superior cada vez mais encurta distâncias com os municípios longe dos grandes centros. “Nunca imaginei que estaria matriculando um aluno do interior de Campo Alegre de Lourdes. Estamos ficando mais próximos da Universidade. A EaD veio para nos acolher e oportunizar nosso município”, disse.

 

Diretor do CEAD ministra palestra Sucesso dos Improváveis

 Encontros

Durante a tarde os professores dos cursos se reuniram com os novos alunos para apresentar como serão realizadas as atividades acadêmicas no decorrer do período e esclarecer todas as dúvidas.

 


Tutor do curso de computação, Ancelmo Pereira, e coordenador de disciplinas, Alan Ferreira


Tutora a distância do curso de Letras Português, Idenilde Feitosa, e coordenadora de tutoria, Goreth Varão

Carliene Dias foi aprovada em Pedagogia e sempre quis trabalhar na área. “Já fui babá e sou mãe. Quero trabalhar com crianças, pois tenho essa afinidade. Quero muito concluir este curso e daqui a quatro anos eu olhar para trás e ver que alcancei meus objetivos e dizer ‘valeu a pena, estou aqui!’. Pretendo continuar estudando ainda mais. É o que eu quero para mim e futuramente para os meus filhos”, enfatizou.

Aprovada em Pedagogia, Carliene Dias

 

Coordendor do curso de Pedagogia, Baltazar Cortez

 

Professores do curso de Matemática, Arnaldo Oliveira e Vicente Lima

Fim do conteúdo da página