Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI assina convênio com a Universidade do Porto para a internacionalização de estudantes

fotoo

Na manhã desta terça-feira (02), a Universidade Federal do Piauí (UFPI) assinou mais um convênio com a Universidade do Porto, com o intuito de promover e fortalecer o processo de internacionalização entre as duas instituições. Estiveram presentes na reunião a Vice-Reitora da UFPI, Profa. Dra. Nadir do Nascimento Nogueira; o Professor do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade do Porto, Prof. Dr. Francisco Vasques; a Assessora Internacional da UFPI, Profa. Dra. Beatriz Gama e o Professor do Departamento de Ciências da Computação, Prof. Dr. Érico Meneses.

profnadir

Vice-Reitora da UFPI, Profa. Dra. Nadir do Nascimento Nogueira.

As parcerias são realizadas com o objetivo de beneficiar não só a graduação, como também os programas de pós-graduação. “A internacionalização faz parte da quarta missão da Universidade, depois da Pesquisa, Ensino e Extensão. Nos últimos 4 anos, ampliamos os convênios com diversas instituições, tanto na graduação quanto na pós-graduação, com o intuito de promover a mobilidade dos nossos estudantes”, afirma a Vice-Reitora.

A Profa. Dra. Nadir Nogueira, ressalta também, a importância desses acordos para a Universidade. “A avaliação realizada para rankiar as universidades no RUF (Ranking Universitário da Folha de São Paulo), leva em consideração o processo de internacionalização das instituições. Nós estamos crescendo e ampliando os convênios com o objetivo de incentivar e facilitar a mobilidade internacional dos discentes”, explica.

beatrizgama

Assessora Internacional da UFPI, Profa. Dra. Beatriz Gama

Segundo a Profa. Dra. Beatriz Gama, o convênio estabelecido entre as duas universidades já existia e está sendo ampliado. “A Universidade Federal do Piauí já possui uma parceria institucional com a Universidade do Porto há uns 6 a 8 anos. Muitos estudantes da UFPI já obtiveram a oportunidade de cursar um período letivo na Universidade do Porto, por meio da bolsa Santander”, pontua.

proffranciscovasques

Prof. Dr. Francisco Vasques, da Universidade do Porto.

O convênio prevê a parceria com a graduação e pós-graduação do Curso de Ciência da Computação, além da possibilidade de expandir para as diversas Engenharias. “O nosso maior objetivo é aumentar a troca de estudantes entre a UFPI e a Universidade do Porto, principalmente, na área de Ciência da Computação e das Engenharias, implementando acordos de pesquisa. Por isso, assinamos um termo, o acordo geral de corporação, que existe entre as duas universidades, para incentivar a mobilidade dos discentes”, destaca o Prof. Dr. Francisco Vasques, da Universidade do Porto.