Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Estudantes da UFPI participaram da etapa nacional do Desafio Universitário Empreendedor SEBRAE

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) participou da etapa nacional do Desafio Universitário Empreendedor do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE). A última fase aconteceu no mês de abril, em Brasília e contou com a participação de quatro estudantes da UFPI que representaram o Piauí.

O Desafio Universitário Empreendedor é uma competição composta de atividades virtuais e presenciais que integram, em torno de um ranking, todas as ações do SEBRAE e possíveis parceiros para o público universitário. A competição é feita por etapas regionais e nacionais. A fase da semifinal piauiense foi realizada entre os dias 17 e 19 de abril.

DSC_0689.jpg

O estudante da UFPI, Gerson Gomes representou o Piauí na etapa nacional do Desafio Universitário Empreendedor SEBRAE

O estudante de Engenharia Elétrica, Gerson Gomes, do Campus da UFPI de Teresina foi um dos representantes do Piauí na semifinal e contou como ingressou no desafio. “No quarto período do meu curso tive uma matéria de Empreendedorismo e meu professor Maurício Boavista nos mostrou o desafio. Nossa turma se inscreveu e fizemos uma seleção online, então fui classificado para a semifinal piauiense, assim representei o estado na etapa nacional”, proferiu.

Além de Gerson Gomes, o Piauí foi representado pelos estudantes da UFPI, José Agnayo Borges Vera, Juliana Barros e Vitória Carvalho, que na etapa nacional levaram como projeto a ideia da criação de automatização e refrigeração para aviários.

“Não somos do mesmo curso e trabalhar em grupo foi fundamental para a nossa ideia, porque cada um tinha um conhecimento diferente para acrescentar na nossa proposta. Com isso, essa competição foi importante, pois aprendi muitas coisas e isso me motivou a pensar em uma carreira empreendedora, já que o principal intuito desse desafio é fazer com que os universitários pensem mais no empreendedorismo, desse modo o SEBRAE nos ensina a administrar nosso próprio negócio”, disse Gerson.

17.04_Desafio_SEBRAE_39.jpg

Prof. Dr. Jairo de Carvalho Guimarães, premiado em 1º lugar pelo SEBRAE Piauí na categoria professor orientador Ranque Acumulado

O Prof. Dr. Jairo de Carvalho Guimarães, do curso de Administração do Campus Amílcar Ferreira Sobral, em Floriano, foi premiado em primeiro lugar pelo SEBRAE do Piauí na categoria professor orientador Ranque Acumulado, e falou da importância da participação dos estudantes da UFPI na competição. “É fundamental a atuação dos alunos da nossa universidade nesse desafio, pois no Piauí é forte a atividade do comércio de pequeno e médio porte. Então, o desenvolvimento do SEBRAE com os alunos por meio dessa competição é um benefício para que eles possam ser possíveis empreendedores", declarou.

O Desafio Universitário Empreendedor - SEBRAE tem o intuito de estimular atitudes empreendedoras e preparar jovens universitários para os desafios do mercado, capacitando, desenvolvendo e aprimorando habilidades corporativas nos participantes.