Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Abertura do II Encontro Nacional de Discurso, Identidade e Subjetividade

Abertura do II Encontro Nacional de Discurso, Identidade e Subjetividade

endisii.jpg

Promovendo a temática “Mídia e Democracia” de maneira interdisciplinar, o Encontro Nacional de Discurso, Identidade e Subjetividade (ENDIS), em sua segunda edição, visa estimular o debate entre estudantes, professores, pesquisadores e profissionais de comunicação e áreas de estudo da Linguagem, Filosofia, Antropologia e Sociologia. O ENDIS pretende ampliar as discussões acerca dos estudos da linguagem a partir da difusão de trabalhos relacionados a esse tema, visando, por meio desse, inserir o Piauí no circuito de eventos relacionados à pesquisa sobre discursos.

foto_4.jpg

Participantes do evento

A segunda edição do ENDIS, que teve início nessa quarta-feira (26), segue sua programação nos dias 27 e 28 de abril, na Universidade Federal do Piauí (UFPI). O evento é promovido pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas em Estratégias de Comunicação (NEPEC – UFPI), o Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM-UFPI) e o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Análise do Discurso (NEPAD – UFPI), este ano o evento contou com a participação da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Piauí (FAFEPI) e da Associação dos Docentes da Universidade Federal do Piauí (ADUFPI).

foto_5.jpg

Palestrante, Prof. Dr. Paulo César Castro

foto_1.jpg

Grupo Os Federais do Choro

Na abertura do evento, no Auditório Salomé do CCE, foi realizada a palestra inaugural que contou com a apresentação musical do grupo Os Federais do Choro fazendo alusão ao dia do Choro 21 de abril, além de promover um momento lúdico com todos presente. O palestrante da noite, Prof. Dr. Paulo César Castro da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), trouxe a temática da semiótica social correlacionando com a midiatização na sociedade por meio da análise do teólogo Eliseo Verón.

foto_2.jpg

Composição da mesa das autoridades

Estiveram presentes na solenidade de abertura do evento o Coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Estratégias de Comunicação e representante do evento, Prof. Dr. Laerte Magalhães; o palestrante da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Prof. Dr. Paulo César Castro; o Diretor de Centro de Ciências da Educação (CCE), Prof. Dr. Luís Carlos Sales; a Profa. Dra. Lívia Fernanda Nery da Silva; representando a Coordenadoria  de Pós-Graduação de Comunicação (PPGcom), a Profa. Dra. Cristiane Portela; e o representante da FAFEPI, Prof Dr. Albemerc Moura; além de professores e estudantes de Comunicação e áreas afins.

foto_3.jpg

Coordenador do evento, Prof. Dr. Laerte Magalhães

Para o Coordenador do evento, o ENDIS é uma conquista de espaço na universidade. “O ENDIS é um caminho sem volta, ele viabiliza o campo de análise de pesquisa nas áreas abordadas de forma interdisciplinar, com apresentações científicas e discussões que promovem a troca e construção de conhecimento”, afirmou o Prof. Dr. Laerte Magalhães.

Saiba mais:

O Encontro Nacional de Discurso, Identidade e Subjetividade teve sua primeira edição em abril do ano passado, e nasceu do pensamento coletivo do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Estratégias de Comunicação (NEPEC – UFPI), juntamente com o Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM-UFPI).

Veja a programação do evento desse ano aqui.