Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Consultórios Itinerantes do HU atendem estudantes de escolas públicas

Consultórios Itinerantes do HU atendem estudantes de escolas públicas

04.04_Consultorios_Intinerantes_essa_foto.jpg

Consultórios Itinerantes

De segunda a sexta-feira, a movimentação é intensa nos containers do Programa Saúde na Escola, fixados em local próximo ao Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (HU-UFPI). São atendidas 32 crianças que passam por avaliação odontológica e oftalmológica todos os dias. Se precisar de óculos de grau para alguma correção ocular, a criança já sai com o aparelho.

Desde 2014, são mais de 15 profissionais atuando nos consultórios que realizam ações de atenção à saúde de crianças (de 7 a 12 anos), bem como de jovens e adultos do Programa Brasil Alfabetizado. Desenvolvido pelos Ministérios da Educação e Saúde por meio da rede de Hospitais Universitários, o projeto conta ainda com a parceria da Prefeitura Municipal de Teresina e Governo do Estado do Piauí por meio das Secretarias de Saúde e Educação.

Criança sendo atendida no consultório odontologico

As unidades móveis possuem consultórios, recepção, sala de espera, raios X, periféricos, infraestrutura para esterilização do instrumental e laboratório de produção de óculos. Com essa estrutura podem ser feitos, na área oftalmológica: consultas, tonometria, medida de refração ocular, fornecimento de óculos, diagnóstico precoce de patologias relacionadas à retina ou ao estado dos vasos, retirada de corpo estranho, entre outros. E na área odontológica: consultas, exames, restaurações com materiais plásticos, endodontias, exodontias, diagnóstico precoce de patologias em tecido duro ou mole, entre outros.

Francisco Ferreira Chaves, Cirurgião Dentista do HU

Francisco Ferreira Chaves, Cirurgião Dentista do Hospital Universitário, informou que o número estimado de consultas disponíveis são 16 por turno, todos os dias. “O Saúde na Escola funciona em parceria com o Hospital Universitário junto com as prefeituras, atualmente, atendemos a Prefeitura de Teresina, mais já será expandido para outras cidades próximas da capital. A marcação para a consulta é feita pela secretaria de saúde do município, o HU somente repassa para a secretária as condições e faixas etárias dos pacientes que podemos atender aqui nos consultórios. Então, a secretária escolhe as escolas que irão ser beneficiadas e envia alguns estudantes para nosso atendimento. Os consultórios Odontológicos possuem 4 cirurgiões dentistas e 4 técnicos em saúde bucal, e mais uma pessoa da área administrativa, totalizando 9 pessoas envolvidas nesse projeto”, afirmou o Cirurgião.

Averinaldo Oscar, técnico em ótica do Consultório Oftalmológico

Averinaldo Oscar, técnico em ótica do Consultório Oftalmológico, disse que os consultórios funcionam de segunda a sexta-feira nos dois turnos, e que sempre estão disponíveis para atender. “Quando as crianças chegam aqui os médicos fazem a consulta necessária como a refração ocular, entre outros, e depois, caso seja necessário, a criança possuir um óculos de grau para alguma correção ocular, o médico já prescreve e o óculos já é confeccionado aqui para a criança, pois, possuímos, além de 2 consultórios oftalmológicos, temos também um laboratório ótico”, ressalta ele.

VISITA_MIN_SAUDE_NO_HU_16_de_17.jpg

Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes, reitor da Universidade Federal

O Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes, Reitor da UFPI, afirmou que os consultórios itinerantes são uma contribuição da UFPI para ajudar a melhorar a qualidade da saúde pública no Estado. “A Universidade sempre deu o maior apoio para as ações do HU, e essa é uma ação importantíssima, pois vai levar atendimento odontológico e oftalmológico às comunidades carentes de outros municípios que são incapacitadas de se deslocar até Teresina. Isso é a prova de que mais uma vez a nossa Instituição contribui para o desenvolvimento do Estado e para a melhoria da qualidade de vida do nosso povo piauiense”,  finalizou o reitor.

Equipamentos dos consultórios itinerantes

Os consultórios estão sob a responsabilidade da Unidade de Cabeça e Pescoço do HU-UFPI e funcionam de segunda-feira a sexta-feira, de 08h às 18h. O atendimento poderá ser ampliado para outros municípios. Está em processo um convênio entre o HU-UFPI e as prefeituras dos municípos de Altos, José de Freitas, Demerval Lobão e União para para que estudantes de 7 a 14 anos das escolas municipais destas cidades possam receber atendimento oftalmológico e odontológico. A estimativa é que até 2018 esses consultórios estejam devidamente fixados nessas cidades.