Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Orquestra da UFPB se apresenta nesta sexta no Clube dos Diários

Orquestra da UFPB se apresenta nesta sexta no Clube dos Diários

orquestraparaiba

Teresina integra a Temporada 2017 da Turnê Nordeste da Orquestra Sinfônica da Universidade Federal da Paraíba (OSUFPB), que realiza  apresentação gratuita nesta sexta, 7 de abril, às 19h30, na Galeria do Clube dos Diários.

O evento é resultado de parceria entre UFPB e UFPI, com a proposta de aproximar atividades culturais produzidas pelas universidades federais no nordeste, disseminando o movimento sinfônico e contribuindo para a formação de  plateia.

Na temporada 2017, a OSUFPB passou a apresentar os concertos em séries temáticas, homenageando nomes consagrados da cultura paraibana. Com isso, durante todo o ano, o público apreciará a “Série Pedro Américo”, com concertos dedicados às obras do romantismo musical brasileiro e europeu; a série "Mestre Ariano", que privilegia a música nacionalista de compositores brasileiros e estrangeiros; a "Série Augusto dos Anjos", com obras das diferentes correntes estéticas do pós-romantismo; a "Série Philipeia", dedicada à música barroca e do classicismo nos remetem ao antigo nome da cidade de João Pessoa; e, finalmente, a “Série Kaplan” que homenageia o maestro e compositor argentino que adotou João Pessoa por sua cidade do coração, desenvolvendo nela importante trabalho musical. Esta temporada homenageia também Heitor Villa-Lobos, por seus 130 anos de nascimento.

O concerto levado para a turnê é parte da série Mestre Ariano, que lembra o escritor e dramaturgo Ariano Suassuna (1927-2014) no ano em que completaria noventa anos de idade. Esta série contempla obras de compositores que, de algum modo, manifestaram os ideais de criação e consolidação da identidade musical de seu país. No repertório, a preciosa música de Guerra-Peixe, Artur Barbosa, Villa-Lobos e Tchaikovsky. A regência fica sob a batuta de Thiago Santos, maestro titular da Orquestra, e o saxofonista Arimateia Veríssimo atuará como solista na peça do compositor brasileiro Heitor Villa-Lobos.

Maiores informações no site: www.osufpb.com