Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Orquestra da UFPB se apresenta nesta sexta no Clube dos Diários
Início do conteúdo da página

Orquestra da UFPB se apresenta nesta sexta no Clube dos Diários

Imprimir
Última atualização em Domingo, 24 de Março de 2019, 16h17

orquestraparaiba

Teresina integra a Temporada 2017 da Turnê Nordeste da Orquestra Sinfônica da Universidade Federal da Paraíba (OSUFPB), que realiza  apresentação gratuita nesta sexta, 7 de abril, às 19h30, na Galeria do Clube dos Diários.

O evento é resultado de parceria entre UFPB e UFPI, com a proposta de aproximar atividades culturais produzidas pelas universidades federais no nordeste, disseminando o movimento sinfônico e contribuindo para a formação de  plateia.

Na temporada 2017, a OSUFPB passou a apresentar os concertos em séries temáticas, homenageando nomes consagrados da cultura paraibana. Com isso, durante todo o ano, o público apreciará a “Série Pedro Américo”, com concertos dedicados às obras do romantismo musical brasileiro e europeu; a série "Mestre Ariano", que privilegia a música nacionalista de compositores brasileiros e estrangeiros; a "Série Augusto dos Anjos", com obras das diferentes correntes estéticas do pós-romantismo; a "Série Philipeia", dedicada à música barroca e do classicismo nos remetem ao antigo nome da cidade de João Pessoa; e, finalmente, a “Série Kaplan” que homenageia o maestro e compositor argentino que adotou João Pessoa por sua cidade do coração, desenvolvendo nela importante trabalho musical. Esta temporada homenageia também Heitor Villa-Lobos, por seus 130 anos de nascimento.

O concerto levado para a turnê é parte da série Mestre Ariano, que lembra o escritor e dramaturgo Ariano Suassuna (1927-2014) no ano em que completaria noventa anos de idade. Esta série contempla obras de compositores que, de algum modo, manifestaram os ideais de criação e consolidação da identidade musical de seu país. No repertório, a preciosa música de Guerra-Peixe, Artur Barbosa, Villa-Lobos e Tchaikovsky. A regência fica sob a batuta de Thiago Santos, maestro titular da Orquestra, e o saxofonista Arimateia Veríssimo atuará como solista na peça do compositor brasileiro Heitor Villa-Lobos. 

Maiores informações no site: www.osufpb.com

Fim do conteúdo da página