Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Livro "Jornalismo Empresarial no Piauí: história e prática" é lançado pela Edufpi

lancamento livro 1

Na noite dessa segunda-feira (03), foi realizado o lançamento de mais uma obra da Editora da Universidade Federal do Piauí (Edufpi). O livro Jornalismo Empresarial no Piauí: história e prática, autoria de Thamirys Dias Viana, traz um panorama sobre o surgimento e o estabelecimento do Jornalismo Empresarial e Patronal no Piauí, além de relatar os caminhos percorridos pelas organizações rumo ao fortalecimento de sua relação com a mídia local, buscando diminuir a lacuna histórica que existe em relação ao tema.

A autora Thamirys Viana, egressa da UFPI, destaca a Universidade como um campo de oportunidades e explica o processo de construção da obra. “Tenho, primeiramente, muito a agradecer a UFPI por todas as oportunidades que me proporcionou, e essa certamente será uma das mais inesquecíveis pra mim, porque tive o apoio da professora Jacqueline Dourado, do professor Ricardo Alaggio, de todos. Esse livro é fruto do meu mestrado, bem significativo para a nossa área, porque foi um estudo inicial, que buscou justamente diminuir as lacunas para mostrar como se deu o surgimento do Jornalismo Empresarial e Patronal no Piauí. Mostramos esse percurso desde quando as empresas começaram a apostar na publicidade para divulgar sua missão, seu tralho e produtos, passando pelo momento em que as empresas começaram a ser notícia, para depois chegarmos na formação dos departamentos de comunicação dentro das empresas”, afirmou.

lancamento livro 2

Thamirys Viana, autora do livro sobre Jornalismo Empresarial e Patronal no Piauí

Segundo Thamirys Viana, foram escolhidas empresas piauienses ou que atuam no Estado como objetos de pesquisa, levando em conta o seu tempo de atuação no mercado, bem como a predisposição para investir no âmbito da Comunicação. No que se refere ao processo metodológico, a obra tem como aporte a visão de teóricos da História sem, contudo, abandonar o lugar social de produção científica, que é a Comunicação.

lancamento livro 3

Prof. Dr. Ricardo Alaggio, Diretor da Editora da Universidade

O Diretor da Edufpi, Prof. Dr. Ricardo Alaggio, aponta que o número cada vez maior de publicações é reflexo da atual fase da Editora. “Fico muito feliz como diretor da Edufpi, pois lá na Editora nós sabemos das dificuldades que os professores e pesquisadores possuem em transformar suas pesquisas em livros que possam ser entregues à comunidade acadêmica e a toda a comunidade cultural do Piauí. É um trabalho árduo, e o papel da Edufpi é exatamente possibilitar que esse processo aconteça. Hoje a Edufpi é a maior editora do Piauí. Ano passado nós registramos cerca de 120 livros na Biblioteca Nacional, um número muito expressivo. E o nosso trabalho é esse, resgatar, ajudar, compreender, dar guarida ao professor/pesquisador da nossa Universidade, para que possamos chegar ao trabalho final que é justamente esse que estamos presenciando hoje, o lançamento de um livro”, disse.