Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI promoverá feira agroecológica e cultural a partir de maio

UFPI promoverá feira agroecológica e cultural a partir de maio

Reunião 20

Vice-Reitora, Profa. Dra. Nadir Nascimento Nogueira

Aconteceu na manhã desta segunda (03) no Salão Nobre da Reitoria, uma reunião para discutir as demandas da Feira Agroecológica "Sementes de Cultura", ação extensionista que promovera na UFPI venda de hortaliças e programação cultural. A ação, idealizada pela Professora Dra. Valéria Silva, conta com o apoio de diversos orgãos e entidades, além das comunidades que fazem parte do projeto.

A reunião teve as presenças da Vice-Reitora, Profa. Dra. Nadir do Nascimento Nogueira; do Superintendente Federal do Ministério da Agricultura no PI, Marcos Paes Landim; da Professora Dra. Valéria Silva, o superintendente de Desenvolvimento Rural de Teresina, Ricardo do Rego Monteiro; Cláudia Cezar, represendo o INCRA; Maurício Castelo Branco, representando a Embrapa; Ana Diva, representando a Semtcas; além de estudantes, professores e produtores das 5 comunidades que participarão da Feira. Na oportunidade, a Vice-Reitora destacou a importância da realização da Feira Agroecológica e da participação de toda a comunidade no evento." A Universidade tem um papel extremamente importante em trazer  grandes contribuições à sociedade, e trazer a comunidade para a UFPI nos engrandece", disse Nadir Nogueira.

Reunião_34_1.JPG

Superintendente Federal Marcos Paes Landim durante a reunião

O Representante do Ministério da Agricultura, o Superintendente Federal Marcos Paes Landim destacou os objetivos: "Em Brasília, estive com o Doutor Michel Ferraz, Coordenador Nacional de Produção do Ministério da Agricultura, e falei sobre a nossa produção agroecológica. O coordenador ficou bastante empolgado, e nos confirmou uma visita dia 10 de maio, quando vamos nos reunir com as comunidades para tratarmos de assuntos relativos à consolidação do programa, no que o Ministério puder somar junto às comunidades, trazendo melhorias para as familias".

A Professora Dra Valéria Silva destacou a importacia do projeto:" É um trabalho coletivo, temos várias orgãos e entidades que nos apoiam além das comunidades. Nossa expectativa é promover um espaço de troca cultural, de consumo de alimentação saudável, interação academia e sociedade, troca de saberes, sabores, emoções e vivências culturais".

Reunião 87

Professora Dra Marlúcia Valéria, idealizadora do projeto

A realização da feira agroecológica e cultural na UFPI é umas das ações que visam facilitar o acesso da população de Teresina a alimentos mais saudáveis, sem uso de agrotóxicos ou fertilizantes químicos. A Universidade integra uma comissão municipal, que presta assessoria e orienta agricultoras de 10 hortas da região da grande Teresina na conquista da certificação orgânica da produção de hortaliças.

Saiba mais sobre o projeto na reportagem:

e79946b7-d438-497a-872d-79dd4c141772.jpg