Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Cursos de Medicina de Teresina e Parnaíba obtêm notas acima da média nacional na ANASEM
Início do conteúdo da página

Cursos de Medicina de Teresina e Parnaíba obtêm notas acima da média nacional na ANASEM

Imprimir
Última atualização em Domingo, 24 de Março de 2019, 16h17

Sem título 3

Prof. Dr. Arquimedes Cavalcante Cardoso e Prof. Dr. José Ivo Pedrosa, Coordenadores do Curso de Medicina em Teresina e Parnaíba, respectivamente.

Os cursos de Medicina da Universidade Federal do Piauí (UFPI), dos campi Ministro Petrônio Portella, em Teresina, e Ministro Reis Velloso, em Parnaíba, alcançaram, na Avaliação Nacional Seriada dos Estudantes de Medicina (ANASEM), desempenho superior as médias nacional (100), regional (101.3) e estadual (100.3). O curso de Teresina atingiu a média de proficiência de 103,8 e o curso de Parnaíba, a média 101.9. Nesta avaliação, as instituições devem obter as pontuações entre 80 e 120 pontos.

Os desempenhos nas questões objetivas foram agrupados em três níveis de proficiência – básico, adequado e avançado – com o objetivo de medir as competências estruturais ou habilidades dos participantes.

profivo

Prof. Dr. José Ivo Pedrosa, Coordenador do Curso de Medicina em Parnaíba

O curso de medicina de Parnaíba faz parte da política do Mais Médicos que inclui a abertura de novos cursos, mais vagas nos cursos existentes e provimento emergencial de médicos em locais de difícil acesso. Para o Prof. Dr. José Ivo Pedrosa, Coordenador do Curso de Medicina em Parnaíba, a principal finalidade do teste de proficiência é fazer com que haja uma reflexão sobre o curso. “O maior objetivo desta avaliação é refletir sobre o nosso caminho percorrido até hoje. Os dados são disponibilizados pelo INEP, somente para o coordenador da graduação e para os estudantes que responderam a prova. O intuito é medir o raciocínio que o estudante desenvolve para responder as questões”, destaca o docente.

arquimedes

Prof. Dr. Arquimedes Cavalcante Cardoso, Coordenador do Curso de Medicina de Teresina

A graduação em Medicina de Teresina foi criada há cinco décadas e vem se destacando pela qualidade dos discentes e dos docentes. Atualmente, são 140 docentes, sendo 80 doutores, 31 mestres e 29 especialistas. O Coordenador do Curso de Medicina de Teresina, Prof. Dr. Arquimedes Cavalcante Cardoso, atribui os bons resultados a esse histórico de qualidade do curso. “O curso de medicina está completando 50 anos de fundação, a gente atribui isso a qualidade do corpo docente especializado com mestres e doutores e, também, ao esforço dos estudantes. Os estudantes do curso de medicina, geralmente, estão entre os 20 primeiros aprovados no vestibular da Universidade Federal do Piauí. Hoje, a medicina do Piauí desfruta de um prestígio muito grande e isso se deve, basicamente, aos alunos que foram formados na UFPI”, destacou o coordenador.   

ANASEM

A ANASEM foi instituída pela Portaria MEC nº 982, de 25 de agosto de 2016 e tem como objetivo avaliar os estudantes de graduação em Medicina, do 2º, 4º e 6º anos, por meio de instrumentos e métodos que considerem os conhecimentos, as habilidades e as atitudes previstas nas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina.

Fim do conteúdo da página