Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Equipe "Delta do Piauí" participa da competição SAE BRASIL Aerodesign

Equipe "Delta do Piauí" participa da competição SAE BRASIL Aerodesign

A equipe "Delta do Piauí" do Projeto SAE AeroDesign da Universidade Federal do Piauí - UFPI, foram ontem (30) para o Centro Técnico Aeroespacial - CTA, na cidade de São José dos Campos, São Paulo, para participar da competição SAE BRASIL AERODESIGN 2012, que ocorrerá de 1 a 4 de novembro.

O grupo é formado pelos estudantes Bruno Pereira, Daianny Moura, Felippe dos Santos, Gustavo da Silva, Helio Barbosa, Maycon Sousa, Nicodemos de Farias, Renato Cosse, Rosiana Lopes, Weslley Sampaio e Yuri Machados, orientados pelo Prof. Clésio Cruz Melo, todos do Curso de Engenharia Mecânica.

O Projeto SAE AeroDesign é um desafio lançado aos estudantes de Engenharia que tem como principal objetivo propiciar a difusão e o intercâmbio de técnicas e conhecimentos de Engenharia Aeronáutica entre estudantes e futuros profissionais da engenharia da mobilidade, através de aplicações práticas e da competição entre equipes. Ao participar do projeto SAE AeroDesign o aluno se envolve com um caso real de desenvolvimento de projeto aeronáutico, desde sua a concepção, projeto detalhado, construção e testes.

As equipes são compostas por estudantes de Engenharia (Física, Mecânica, Mecatrônica, Robótica, Metalúrgica, Eletrônica, Eletro-Eletrônica, Automobilística, Produção, Automação Industrial, Aeronáutica, Naval, Materiais, e semelhantes) e um Professor Orientador .

O Prof. Elson Moraes chefe do Curso de Engenharia Mecânica ressalta a importância da participação de alunos e professores em competições como essa, promovidas pela SAE (Society of Automotive Engineers), que consiste em projetar e construir um aeromodelo (avião) radio controlado. Segundo o professor essa é uma grande oportunidade para os alunos colocarem em pratica os conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula, bem como confrontarem os desafios reais enfrentados pela indústria aeronáutica como, por exemplo, multidisciplinaridade para atendimento de requisitos conflitantes, redução de peso através de otimização estrutural, instrumentação e ensaios em vôo dos protótipos, entre outros.

O Prof. Elson Moraes agradece em nome da equipe "Delta do Piauí" e do Curso de Engenharia Mecânica o apoio dado pela Direção do Centro de Tecnologia - CT e pela Administração Superior da Universidade para concepção do projeto.

Construção inicial do aeromodelo