Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Projeto de Extensão Cinema e Educação incentiva o fortalecimento da sétima arte nas escolas públicas de Parnaíba e Luís Correia

IMG_0340site.jpg

A Universidade Federal do Piauí (UFPI), em parceria com a Gerencia Regional de Educação (1ª GRE), realizou no dia 25 de março, a primeira oficina Cinema e Educação: compartilhando direitos humanos e cidadania pelas práticas e saberes do audiovisual. Nesse encontro, realizado no espaço do Campus Ministro Reis Velloso (CMRV), estiveram presente 13 escolas públicas, com a participação de 50 professores e 25 colaboradores estudantes do curso de Pedagogia da UFPI/CMRV.

IMG_0174site.jpg

Durante realização de oficina

O evento foi uma proposta do Projeto de Extensão Cinema e Educação: despontando cidadania para além dos muros da UFPI, com o objetivo de oferecer formação e acompanhamento aos educadores das escolas públicas do litoral piauiense para trabalhar com audiovisual envolvendo o cinema e os direitos humanos.

A oficina aconteceu em dois momentos. No primeiro, com a formação dos educadores pela equipe do curso, onde os educadores conheceram e aplicaram os dispositivos, maneiras de como trabalhar com recursos audiovisuais para produzir imagens paradas e em movimento. O segundo, acontece nas escolas, com os professores em formação e toda a comunidade. Nesse momento, os educadores propõem aos seus alunos o trabalho com os dispositivos, com acompanhamento da equipe do projeto de extensão.

O coordenador do projeto, professor Samuel Pires, falou da importância dos dispositivos para as escolas. “As instituições irão descobrir ainda mais seus espaços, quarteirões, suas histórias, pois o mundo que se filma se faz refletir a realidade e assim formar valores e atitudes de respeito aos direitos humanos, desenvolvendo competências cidadãs de convivência, aprendendo e ensinando mecanismos capazes de orientar as pessoas e coletivos enquanto sujeitos de dignidade e direitos”, declarou.