Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Seminário de Introdução a Pedagogia marca início de período letivo

Seminário de Introdução a Pedagogia marca início de período letivo

DSC00155

Aconteceu na útima quinta-feira (23), o Seminário de Introdução a Pedagogia, organizado pela Coordenação do curso, que contou com a presença dos estudantes que estão iniciando o primeiro período do Curso de Pedagogia.  O evento aconteceu no Auditório do Centro de Ciências da Educação (CCE), da Universidade Federal do Piauí (UFPI), e faz parte da programação do Seminário de Introdução ao Curso de Pedagogia. O seminário teve início no dia 23 e segue até 27 de março.

DSC00181

Na ocasião, estiveram presentes o Diretor do Centro de Ciências da Educação, Prof. Dr. Luiz Carlos Sales; a Vice-diretora do CCE, Profa. Dra. Zozilena de Fátima Froz Costa; a Coordenadora do Curso de Pedagogia, Profa. Dra Hilda Maria Martins Bezerra; a Chefe do Departamento de Fundamentos da Educação, Profa. Dra. Maria de Nazareth Fernandes Martins; do Prof. Dr. Francisco Williams de Assis Soares Gonçalves; e da Profa. Dra. Ivana Maria Lopes de Melo Ibiapina. A abertura do seminário contou com a apresentação dos alunos do Curso de Música, além das boas-vindas de representantes do CCE. O Diretor do CCE, Prof. Dr. Luís Carlos Sales, destacou a importância de lecionar e os benefícios na  sociedade em valorizar a missão de educar, além de tirar dúvidas dos alunos, e explicar que o evento tem por objetivos trazer para os alunos do curso de Pedagogia informações necessárias, para que eles possam transitar, conhecer a estrutura curricular, os espaços do CCE, conhecer a gestão, os laboratórios, pois o aluno precisa ter esse contato, fundamental para o seu desenvolvimento.

A Coordenadora do Curso de Pedagogia, Profa. Dra. Hilda Maria Martins Bandeira, avalia o objetivo do Seminário. "Nossa finalidade é evidenciar a relação do Curso de Pedagogia no contexto da UFPI e do CCE, que promove a participação da comunidade acadêmica", afirma.

DSC00114Profa. Dra. Hilda Maria Martins Bandeira, Coordenadora do Curso de Pedagogia

Após as boas-vindas, aconteceu a Conferência com a participação da Profa. Dra. Ivana Maria lopes de Melo Ibiapina, com o tema "Realidade e possibilidade na formação inicial". Além da apresentação de Projetos Pedagógicos do Curso de Pedagogia, houve palestra sobre Monitoria e esclarecimentos com projetos de incentivo à pesquisa. O curso está estruturado em nove blocos, tendo como área de formação a docência na Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental, a Formação Pedagógica do Profissional Docente e a Gestão Educacional.

DSC00262Profa. Dra. Ivana Maria lopes de Melo Ibiapina ministra palestra sobre formação inicial

Para a aluna Maria Alice, iniciar o primeiro período do curso com o seminário ajuda a conhecer melhor o curso e a esclarecer dúvidas. "O evento nos possibilita conhecer mais a respeito do curso, área de trabalho, projetos, buscar formas de se integrar mais no curso. É muito interessante e fundamental", disse.