Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI realiza palestra sobre Terapia Celular com Células-Tronco

UFPI realiza palestra sobre Terapia Celular com Células-Tronco

DSC00014.jpg

Na manhã desta terça-feira (14), a Universidade Federal do Piauí (UFPI) recebeu a visita de uma das mais renomadas cientistas nas áreas de terapia celular e células-tronco, Dra. Nance Beyer Nardi, que deu uma palestra no Auditório do Centro de Ciências Agrárias (CCA), sobre o tema "Terapia Celular com Células-Troncos: da bancada ao mercado". Foi uma oportunidade única de debater sobre pesquisa e patentes com células-tronco, apesar de os resultados de testes com animais serem promissores, as pesquisas de células-tronco e suas aplicações para tratar doenças ainda se encontram em estágio inicial. Como em qualquer tratamento médico, é preciso assegurar métodos rigorosos de pesquisa e testes para garantir segurança e eficácia a longo prazo. A palestra foi organizada pelo Núcleo Integrado de Morfologia e Pesquisas com Células-tronco e a Rede Nordeste de Biotecnologia e contou com a presença de alunos, servidores, e docentes da Universidade.

DSC00017.jpg

Dra. Nance Beyer Nardi

Com mais de 20 anos de pesquisa em célula-tronco, a palestrante Dra. Nance Beyer Nardi falou de sua experiência e transmitiu à comunidade alguns conceitos poucos explorados sobre o tema. "Eu, como professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), que foi uma das primeiras a praticar a pesquisa nessa área, e atualmente como professora na Universidade Luterana do Brasil, vou orientar e mostrar o conhecimento obtido durante minha carreira. Sempre investi em publicar artigos, pesquisando com as célula- tronco as características básicas e usos na terapia de diferentes doenças. Conversamos também um pouco sobre a formação de empresas que oferecem serviços nessa área de terapia celular, ou seja, aboradar com a comunidade tanto a parte básica tão qual a parte aplicada", afirmou Nance.

DSC00012.jpg

Deisiane de Oliveira Bezerra, estudante de doutorado em Ciência Animal

A estudante de doutorado em Ciência Animal, Deisiane de Oliveira Bezerra, era uma das mais ansiosas pela palestra. "Eu já trabalho nessa área de terapia celular; e a palestra tem foco bem voltado a essa questão. Para nosso trabalho de bancada de laboratório também é importante abordar essa questão comercial. Essa aplicabilidade na vida real traz boas perspectivas para meu futuro”, afirmou.

DSC00007.jpg

Nance Beyer Nardi possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), mestrado em Genética pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e doutorado em Imunologia no University College London - University of London. Tem pós-doutorado no Instituto Pasteur (França) e Cancer Research UK (Inglaterra). Aposentou-se como professora titular do Departamento de Genética da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora no Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular e Molecular Aplicada à Saúde da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA). Diretora Científica da CellMed Medicina Regenerativa Ltda. Tem experiência na área de Genética, com ênfase em Genética Humana e Médica, atuando principalmente nos temas: células-tronco mesenquimais, protocolos de terapia celular e engenharia de tecidos.

DSC00008.jpg