Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Aula inaugural do PRODEMA recebe pesquisadores do NE em meio ambiente

Aula inaugural do PRODEMA recebe pesquisadores do NE em meio ambiente

prodema 4

Abertura da aula inaugural da da Pós-graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente

Subjetividade, bem comum e ecossocioeconomia. Esses foram temas tratados na Aula Inaugural da Pós-graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente da Universidade Federal do Piauí (UFPI), que aconteceu na noite da última segunda-feira (13), no Cine Teatro da UFPI. O curso faz parte da Rede Prodema que tem caráter interdisciplinar, envolvendo um grupo de universidades públicas nordestinas.

prodema 2

Mesa de abertura da aula inaugural sobre Meio Ambiente e Interdisciplinaridade

O evento, que reúne estudantes e professores de mestrado e doutorado de sete estados do Nordeste, segue até o dia 18 de março. Os pesquisadores participam da aula inaugural, realizada anual e alternadamente entre as sete instituições que compõem a Rede de Programas de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente (Prodema).

prodema 1

Prof. Dr. Carlos Alberto Cioce Sampaio foi palestrante do evento do Prodema

A abertura do evento contou com a palestra “Bem viver para a próxima geração: entre subjetividade e bem comum a partir da perspectiva da Ecossocioeconomia”, ministrada pelo Prof. Dr. Carlos Alberto Cioce Sampaio, coordenador da Área de Ciências Ambientais da CAPES.

prodema 5

Profa. Dra. Elisa Freitas, coordenadora do evento

A Profa. Dra. Elisa Freitas, coordenadora do evento, deu as boas-vindas aos alunos e destacou o propósito da realização da Aula Inaugural. “Nós trabalhamos de forma integrada, e todos os dias aprendemos enquanto alunos, e enquanto professores. Esse projeto é um desafio muito grande que vocês darão continuidade. Portanto, não tenham medo de dialogar com os colegas, de trocar experiências, de construir o projeto de vocês, de ouvir críticas, porque nós estamos aprendendo a fazer algo diferente. Há 21 anos outros colegas nossos construíram a proposta deste curso, para diminuir os problemas ambientais ocasionados pelos desequilíbrios das relações entre sociedade, natureza e desenvolvimento”, disse.

prodema 3

Pró-Reitor de Extensão, Prof. Dr. Miguel Cavalcante

Parabenizando toda a equipe responsável pela organização do evento, o Pró-Reitor de Extensão, Prof. Dr. Miguel Cavalcante, frisou a relevância dos estudos nessa área. “Espero que vocês colham bons frutos dessa área que é tão forte, que as políticas têm extrema preocupação no olhar científico sobre esse tema, que são os ecossistemas brasileiros, e a academia deve olhar também com carinho para esse tema, porque o saber é também da comunidade”.

A programação conta com reuniões com a CAPES e as coordenações das universidades, docentes e discentes, tendo como perspectiva a consolidação do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente no cenário nacional. As atividades serão realizadas no auditório do Centro de Tecnologia da UFPI. Além de reuniões sistemáticas com as coordenações dos programas, docentes, e discentes, será ministrada a disciplina “Meio Ambiente e Interdisciplinaridade” para os alunos que ingressarão no doutorado em 2017 de todas as IES.

A Rede Prodema é composta pelas seguintes Instituições de Ensino Superior: Universidade Federal do Piauí, (UFPI), Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Universidade Federal de Sergipe (UFS) e Universidade Estadual de Santa Cruz /Bahia (UESC).