Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > SALIPI será realizado de 02 a 11 de junho na UFPI

SALIPI será realizado de 02 a 11 de junho na UFPI

A Superintendente de Comunicação Social da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Profa.  Dra. Jacqueline Lima Dourado, representando o Magnífico Reitor, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes, participou de reunião com o governador Wellington Dias; Prof. Kássio Gomes, Presidente da Fundação Quixote; Deputado Fábio Novo, Secretário de Cultura; Prof. Cineas Santos; poeta Salgado Maranhão da Secretaria de Cultura, Fundação Quixote e Secretaria de Educação, na tarde da última sexta-feira (10), sobre o projeto do Salão do Livro do Piauí 2017.

salipi1

Reunião para apresentação do SALIPI 2017

Na audiência realizada no Palácio de Karnak, com vários representantes da organização, ficou acertada mais uma vez a parceria do governo estadual e confirmado o Salão para o Espaço Rosa dos Ventos da Universidade Federal do Piauí, e a Instituição como correalizadora junto com a Fundação Quixote. O SALIPI 2017 será realizado de 02 a 11 de junho. “Faremos mais uma vez o investimento na valorização da nossa cultura e nossa educação, com apoio também ao cheque-livro. Não existe cultura dissociada da educação”, pontuou o governador, enaltecendo a escolha da UFPI como espaço do evento.

O SALIPI deste ano homenageará Odilon Nunes, considerado o pai da historiografia no Piauí. O evento repetirá a fórmula do sucesso dos últimos anos, oferecendo palestras, fóruns, apresentações de autores de projeção regional e nacional, em 10 dias de muita cultura. O Governo do Estado é o principal parceiro da organização. Em 2016, no SALIPI Teresina, a SEDUC investiu R$ 200 mil no cheque-livro, um crédito dado a alunos da rede pública para ser usado na aquisição de livros vendidos na feira. “O governo tem a sensibilidade de fazer o Salão do Livro com a Fundação Quixote e a UFPI com a certeza de que esse é o evento que tira o Piauí do isolamento cultural”, comemorou o Presidente da Fundação Quixote, Kássio Gomes.

salipi2

Comitiva do SALIPI realiza parcerias

Representando a UFPI, a Profa. Dra. Jacqueline Dourado, destacou os resultados alcançados por meio da parceria entre a Instituição e a Fundação Quixote. “A Universidade Federal do Piauí correaliza pela quarta vez o Salão Do Livro junto com a Fundação Quixote. Esta parceria tem colhido bons frutos que são os Salões de Livro realizados em Bom Jesus e Valença. A intenção do nosso Reitor, Professor Arimatéia, é de que possamos levar o Salão a todos os Campi”.

Mais uma vez o SALIPI também chegará ao interior. Cidades como Bom Jesus, Parnaíba, Picos, Valença, José de Freitas, Campo Maior, Coivaras e Elesbão Veloso, terão oportunidade de novamente sediar o importante evento. “Em Bom Jesus, ano passado, distribuímos cheque-livro para 3 mil alunos de 7 municípios da região. Eles puderam participar da feira, assistir boas palestras e ainda levaram livros pra casa. O apoio está garantido para repetirmos essa grandiosa ação”, destacou o Secretário da Cultura, Fábio Novo.

Fotos: CCOM