Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Coordenador da Área de Ciências Ambientais da Capes estará em evento na UFPI

Coordenador da Área de Ciências Ambientais da Capes estará em evento na UFPI

2.png

O Coordenador da Área de Ciências Ambientais da CAPES e pesquisador de produtividade do CNPq, Prof. Dr. Carlos Alberto Cioce Sampaio, estará em Teresina nos dias 13 e 14 de março para participar de atividades realizadas pelo Programa de Pós-graduação em Meio Ambiente da Universidade Federal do Piauí (Prodema-UFPI).

Carlos Alberto Cioce ministrará a palestra “Bem viver para a próxima geração: entre subjetividade e bem comum a partir da perspectiva da Ecossocioeconomia", no Cine Teatro da UFPI, ao lado do espaço Rosa dos Ventos das 18h às 20h,  do dia 13. Além disso participará de reuniões com os alunos, professores e coordenadores dos cursos de mestrado e doutorado da Rede Prodema. São pesquisadores que vêm da Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Universidade Federal de Sergipe (UFS) e Universidade Estadual de Santa Cruz /Bahia (UESC).

"É um momento importante para a área de meio ambiente do Piauí porque além de estarmos reunindo pesquisadores de quase todo o Nordeste, temos a presença do professor Carlos Alberto Cioce, que representa a Capes e CNPQ", destaca João Batista Lopes, coordenador do doutorado em desenvolvimento e Meio Ambiente da UFPI.

Sobre o Palestrante

Carlos Alberto Cioce Sampaio - Administrador, Mestre e Doutor nas temáticas planejamento e gestão organizacional para o desenvolvimento sustentável e Pós-Doutor em Ecossocioeconomia, Cooperativismo Corporativo e Ciências Ambientais. É pesquisador de produtividade do CNPq, Coordenador da Área de Ciências Ambientais da CAPES. É professor dos Programas de Pós-Graduação (PPG) em Desenvolvimento Regional/Universidade Regional de Blumenau (FURB), Gestão Ambiental/Universidade Positivo (UP) e Meio Ambiente e Desenvolvimento/UFPR.

Realizou estágio com dois ecossocioeconomistas eméritos, Manfred Max-Neef (Ganhador do Prêmio Nobel Alternativo) e Ignacy Sachs (um dos idealizadores do Ecodesenvolvimento), além do estágio no Complexo Cooperativo de Mondragón, País Basco, exemplo mundial paradigmático sobre cooperativismo. Pesquisador visitante do Interpersonal Process Lab/Washington State University. Alumni da Fulbright Foundation (USA). Pesquisador visitante no Centre de Recherches sur le Brésil Colonial et Contemporain/École des Hautes Études en Sciences Sociales, em Paris, e do Centro Transdisciplinario de Estudios Ambientales y Desarrollo Humano Sostenible /Universidad Austral de Chile. Consultor ad hoc do SINAES/MEC, membro do Comitê Assessor da Área de Planejamento Urbano e Regional da Fundação de Apoio à Pesquisa do Paraná (F. Araucária) e de Comitês Técnicos e Científicos de periódicos e eventos nacionais e internacionais.