Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI realiza Seminário de Docência Superior 2017.1

UFPI realiza Seminário de Docência Superior 2017.1

foto1

Na manhã desta quinta-feira (09), iniciou-se o Seminário de Docência Superior 2017.1, que está sendo realizado no Auditório do Departamento de Química, no Centro de Ciências da Natureza (CCN), da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Na abertura, estiveram presentes o Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes; a Vice-Reitora, Profa. Dra. Nadir do Nascimento Nogueira; a Pró-Reitora de Ensino de Graduação, Profa. Dra. Maria do Socorro Leal; a Coordenadora de Apoio e Assessoramento Pedagógico, Profa. Dra. Rosa Lina Gomes; e o Palestrante Prof. Dr. Luizir de Oliveira, do Departamento de Filosofia.

reitor

Reitor da Universidade Federal do Piauí, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes

Dando as boas vindas aos novos professores da Universidade, o Reitor ressaltou que a Reitoria está de portas abertas a todos. “Quero contar com a colaboração de todos vocês para que, juntos, possamos continuar trabalhando para melhorar a nossa Universidade. A Reitoria está de portas abertas a todos e desejo êxito nesse evento. Sejam bem-vindos”, destacou.

foto5

Pró-Reitora de Ensino de Graduação, Profa. Dra. Maria do Socorro Leal

O Seminário para docentes recém-contratados está previsto nos editais de concursos públicos da Instituição, de acordo com a resolução M°039/08 – CONSUN, de 11/09/2008, no Art. 25 da Constituição Federal. A Pró-Reitora de Ensino de Graduação, Profa. Dra. Maria do Socorro Leal, explicou os principais objetivos que o evento pretende alcançar. “O Seminário de Docência Superior objetiva de maneira geral, divulgar a organização institucional, administrativa e acadêmica da Instituição, refletindo acerca da ética na docência, avaliação institucional, planejamento da ação docente e direitos e deveres do servidor. Que esse espaço colabore nas práticas profissionais enquanto espaço de discussão e aprofundamento, em relação as questões que nos desafiam nesse campo da prática docente no ensino de graduação”, explicou.

foto3Coordenadora de Apoio e Assessoramento Pedagógico, Prof. Dra. Rosa Lina Gomes

O evento acontece todo semestre, e possui um total de dezesseis horas de atividades diversas, como palestras e oficinas. ”O Seminário é feito no início do período para os professores recém-contratados. Sempre contamos com o apoio dos professores da Universidade, nas suas diversas áreas, principalmente do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino, que trata especificamente das técnicas, dos saberes, da questão do planejamento, que vai orientar os professores no exercício da docência. Nós desejamos que todos os professores participantes do evento, possam ter uma experiência exitosa”, explica a Coordenadora de Apoio e Assessoramento Pedagógico, Prof. Dra. Rosa Lina Gomes.

amandaProfessora Efetiva do Departamento de Construção Civil – Arquitetura, Amanda Moreira

Para a recém-contratada, Amanda Moreira, o Seminário de Docência Superior é fundamental para todos os ingressantes. “O evento traz uma carga de informações que engloba muitos aspectos, desde a nossa postura na sala de aula, até a forma de lidamos com o corpo discente, levando em consideração não só o conteúdo da disciplina”, afirma a nova professora do Departamento de Construção Civil – Arquitetura.

foto2

Confira a programação aqui.