Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI comemora Dia Internacional da Mulher

UFPI comemora Dia Internacional da Mulher

MULHERES-39.jpg

Comemoração do Dia Internacional da Mulher em 8 de março na UFPI

Desde meados da década de 1960, convencionou-se comemorar o Dia Internacional da Mulher em 8 de março. E na manhã desta quarta-feira(8), foi realizado na Universidade Federal do Piauí (UFPI) um momento de parabenização às mulheres que colaboram  para o funcionamento da Instituição. A principal razão da solenidade foi agradecer e enaltecer o trabalho realizado por todas as profissionais da UFPI.

Composição da mesa anfitriã

O evento foi  realizado pela Universidade Federal do Piauí,  em parceria com o Sindicato de Trabalhadores de UFPI (SINTUFPI), e contou com a presença do Reitor da Universidade Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes; da Vice-Reitora, Profa. Dra. Nadir do Nascimento Nogueira; da Diretora Social do SINTUFPI, Sra. Maria das Remédios, além das homenageadas.

MULHERES-18.jpg

Vice-Reitora da Universidade Federal do Piauí

Na oportunidade, a Vice-Reitora, Profa. Dra. Nadir Nogueira, comentou sobre a posição da mulher na sociedade. "Nós mulheres não queremos nos igualar aos homens, nós queremos ser mulheres, e o que pretendemos e queremos é ser mulher com oportunidades  e igualdades em direitos sociais e políticos", destacou.

Reitor da Universidade Federal do Piauí

Externando agradecimentos a todas que contribuem com a UFPI, o Reitor Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes ressaltou que hoje tem muito o que se comemorar. "Hoje nossa gestão é composta com grande peso de mulheres, elas são muito importantes na construção e manutenção da UFPI".

MULHERES-23.jpg

Homenageadas por maior tempo de serviço na UFPI

Durante o evento ocorreu homenagem em agradecimento a duas servidoras com maior tempo de serviço na Instituição, a docente Maria Socorro  Cordeiro, e a servidora  técnica Maria Eliete Fernandes, ambas ingressaram na UFPI na década de 70.

Homenageadas do dia

MULHERES-4.jpg

Palestrante Profa. Dra. Maria do Livramento Fortes

Ocorreu uma breve palestra abordando o tema "Trajetória feminina e a força da mulher na sociedade", ministrada pela Profa. Dra. Maria do Livramento Fortes. A palestra abordou a importância da mulher na sociedade e os avanços e contribuições femininas, além das desigualdades de gênero que ainda persistem.  O momento em alusão ao Dia Internacional da Mulher encerrou com um belo café da manhã acompanhado por música ao vivo, executada por estudantes do Curso de Música da UFPI.

MULHERES-37.jpg

Estudantes do Curso de Música da UFPI

Diretora Social da SINTUFPI

Para a Diretora Social da SINTUFPI, Sra. Maria das Remédios, a mulher deve lutar por seus direitos na sociedade. "Lugar de mulher não é atrás ou à frente do homem, mas sim ambos em equiparidade. Já tivemos muitos ganhos, mas devemos continuar a luta por igualdade com nossas diferenças de gêneros. Somos guerreias. Feliz Dia das Mulheres para nós", finalizou.

Veja a reportagem:

mulher.jpg