Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Aula Inaugural do Mestrado Profissional Saúde da Mulher é realizada no auditório do HU

bancaaulainaugural

Na manhã desta segunda-feira (06), foi realizada a Aula Inaugural do Programa de Mestrado Profissional Saúde da Mulher, no auditório do Hospital Universitário (HU) da Universidade Federal do Piauí (UFPI). A solenidade contou com a participação da Vice-Reitora, Prof. Dra. Nadir Nogueira; do Secretário Estadual de Saúde, Francisco Costa; do Coordenador da Pró-reitoria de Pós-Graduação, Prof. Dr. Paulo Ramalho; da Coordenadora da CAPES, Dr. Lídia Ferreira; do Superintendente do HU/UFPI, José Miguel; do Representante do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Estado, Dr. Aldemes Barroso e da Coordenadora da Pós-graduação em Saúde da Mulher, Prof. Dr. Lis Cardoso.

nadir

Vice-Reitora da Universidade Federal do Piauí, Prof. Dra. Nadir Nogueira

O evento teve como principal objetivo, dar boas vindas aos 40 mestrandos selecionados entre os 220 inscritos. Para a Vice-Reitora, Prof. Dra. Nadir Nogueira, o Programa de Mestrado Profissional em Saúde da Mulher é um dos mais procurados na Universidade, tendo uma grande responsabilidade com a sociedade, a fim de trazer melhorias para a saúde pública. “Programas de pós-graduação como este, são necessários para a sociedade, pois a partir deles, conseguimos melhorar a realidade”, afirma a Vice-Reitora.

proflis

Coordenadora do Programa de Mestrado Profissional em Saúde da Mulher, Prof. Dra. Lis Cardoso

A idealizadora do Projeto, Prof. Dra. Lis Cardoso, explica a relevância dos apoios que recebeu para o desenvolvimento do programa de Pós-Graduação. “O apoio institucional e governamental foi essencial para o Mestrado Profissional em Saúde da Mulher. Agradeço a CAPES, a Secretaria de Saúde do Estado, ao COREMS e a Universidade Federal do Piauí, por contribuir para a efetivação desse projeto”, destaca a Coordenadora.

franciscocosta

Secretário Estadual de Saúde, Francisco Costa.

Para o Secretário Estadual de Saúde, Francisco Costa, o investimento em pesquisa é essencial para a saúde do Estado do Piauí. “Ressalto a importância que tem a parceria da Secretaria de Saúde do Estado com a UFPI, afim de trazer resultados positivos para a sociedade piauiense”, afirma Francisco.

lidia

Coordenadora da CAPES, Dra. Lídia Ferreira.

A Coordenadora da CAPES, Dra. Lídia Ferreira, ressaltou a relevância da abrangência do Mestrado Profissional em Saúde da Mulher nas demais cidades do Piauí. Atualmente, o programa de pós-graduação está presente em Bom Jesus, Parnaíba, Teresina e São Raimundo Nonato. “É muito importante levar um projeto como esse para os outros municípios. Nos últimos três anos, o programa cresceu muito, e já deve ser pensado na internacionalização dele”, destaca a Dra. Lídia.

josé miguel

Superintendente do HU/UFPI, José Miguel.

O Programa de Pós-Graduação em Saúde da Mulher é um dos cinco mestrados ofertados no Hospital Universitário (HU), além dos 18 programas de residência médica. Para o Superintendente do HU/UFPI, o hospital está de portas abertas para a educação, pesquisa e inovação da saúde por meio desses projetos de profissionalização. “O Hospital Universitário apresenta 23 programas de especializações médicas. Estamos de portas abertas para todos os programas”, afirmou o Superintendente.